Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Presidente da Câmara de Novo Hamburgo Leonardo Hoff conversa com o 4º ano C e 4º ano D sobre o Poder Legislativo

Os estudantes do 4º ano C e do 4º ano D tiveram na tarde do dia 12 de dezembro uma palestra com o Presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo Vereador Leonardo Hoff. Em sua fala apresentou-se aos estudantes e falou sobre sua trajetória de vida. Posteriormente enumerou as atribuições do vereador. Enfatizou que não se trata de uma profissão, mas de um cargo eletivo. Também discorreu sobre o papel do vereador, junto à comunidade. Ao ser questionado pelos estudantes sobre seus objetivos referiu "atender as reivindicações da comunidade e trabalhar em prol desta". As turmas mostraram-se atenciosas a sua explanação. As estudantes Carolaine, Jailana, Lauana e Dieniffer realizaram várias perguntas referentes ao assunto. O encontro justifica-se, por fazer parte do currículo. Neste sentido, realizamos uma saída de estudo à Câmara de Vereadores, para acompanhar a votação do Orçamento Participativo. E, nesta tarde realizamos o encontro na escola. Na comunidade as crianças tem contato com o Vereador Lucas, que é guarda municipal. O Presidente da Câmara  de Vereadores Leonardo Hoff  contou que inúmeras vezes recebe estudantes na Câmara de Vereadores, para discorrer sobre o Poder Legislativo, mas esta é a primeira vez que recebe o convite, para conversar com os estudantes na sua escola. Um dos desafios  da educação é propiciar aos estudantes diferentes vivências, com o intuito de contribuir para a sua formação de opinião e de conceitos sobre temas diversificados. A política, dissociada de sigla partidária deve pautar as discussões de sala de aula, para que tenham conhecimento sobre o papel dos poderes e desta forma sejam cidadãos participativos e críticos.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento






Nenhum comentário:

Postar um comentário