Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Obrigada aos companheiros e às companheiras de caminhada



No ano de 2011 tive o privilégio de trabalhar na EMEF Eugênio Nelson Ritzel com o 4º ano C. Iniciamos o ano com 28 estudantes, tivemos três transferências e recebemos uma estudante transferida de outra escola. Concluímos o ano letivo com uma turma constituída, por 25 estudantes. Ao longo do ano desenvolvemos vários projetos e inúmeras saídas de estudo. Estas atividades fizeram parte de nossa proposta de trabalho, que teve como objetivo suscitar nos estudantes reflexão sobre o dia a dia, criticidade, acolhimento e respeito à diversidade. Neste sentido desenvolvemos os projetos: Jornal na Sala de Aula, Sustentabilidade Humana, As Diferentes Etnias Formadoras da Cultura Gaúcha, Os Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha, Bullying: brincadeira não tem graça, quando o brinquedo é o outro e Os Autores: MV Bill, Sérgio Vaz e Henrique Schneider. No desenvolvimento destes projetos contamos com inúmeros parceiros e parceiras. Estas parcerias foram imprescindíveis, nos resultados que obtivemos. Contamos com a participação do cacique Kaingang Aécio e sua esposa, do indígena guarani, pai do estudante do 4º ano C Estevão, do ex-assessor do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela Reverendo Dr. Frank Chikane, do Coordenador do Comitê Pró-Ações Afirmativas (COPAA) sociólogo Mauro Silva, do Coordenador da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial Eduardo Gomes da Silva, do deputado estadual Luis Lauermann, do Professor de História e Cantor Gospel Aguilar Lopes, do Coordenador da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência Darwin Kremer, do presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo Leonardo Hoff, do ativista social Will Ferraz, da Assessora da Área de Educação Ambiental da SMED/NH Professora Ms. Adriana Roveda, do Assessor da Área Sócio-Histórica da SMED/NH Professor Ms. Evandro Fernandes, da Coordenadora do Centro Ambiental Ernest Sarlet Professora Márcia e da funcionária Regina, da artista plástica de Novo Hambrugo Raquel da Silva, do chargista do Jornal NH Tacho, da jornalista do Jornal NH Susi Mello, do jornalista da SDS Marcelo Jaguara, do fotógrafo do Jornal NH Diego da Rosa, do fotógrafo da SMED/NH  Sandro Lopes e da Gerente de Gestão Democrática Professora Esp. Marilane Mendes. Realizamos saídas de estudo para o Museu de Ciências e Tecnologia PUC/RS, para a Aldeia Por fi em São Leopoldo, para o Memorial da Colônia Japonesa em Ivoti, para a Central de Reciclagem na Roselândia, para o Centro Ambiental Ernest Sarlet em Lomba Grande, para a 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, para a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, para a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, para o Centro Administrativo Leopoldo Petry. Estes momentos possibilitaram-nos contatos com diferentes profissionais das diversas áreas do conhecimento, acesso a diferentes espaços sociais, novas vivências e  contato com diferentes culturas,
Obrigada, por teres feito parte de nossa história. Sua presença foi fundamental, para que obtivêssemos êxito em nosso trabalho. Desejamos um 2012 de muita prosperidade em todas as áreas de sua vida. 
Fraterno abraço, 
Professora Esp. Maria Ester Martins do Nascimento.
Visite o nosso blog: 4C-ester.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário