Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Projeto Bullying: Brincadeira não tem graça, quando o "brinquedo" é o outro

O 4º ano C está desenvolvendo o projeto Bullying. Neste sentido estamos realizando várias atividades. São histórias, texto do Jornal NH, imagens, textos e músicas que tem como finalidade sensibilizar sobre a temática. Na teça-feira, dia 21 de junho contei-lhes a história "Pinote, o fracote e Janjão, o fortão de Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares. Após a contação da história, realizamos uma reflexão oral e posteriormente desafiei-os, para  a construção coletiva de um texto relacionado à história. A discussão foi riquíssima e o texto   construído ficou belíssimo. Estes momentos são significativos, para instigá-los à reflexão, fortalecer à auto-estima e desenvolver o gosto pela escrita. É interessante ressaltar que todos os passos do texto são realizados em conjunto. Para o título surgiram várias sugestões. Todas foram expostas no quadro e posteriormente votadas. Depois do texto pronto todos e todas nós literalmente "babamos" (risos), pelo resultado. Apreciem nossa construção e, se possível deixem-nos uma mensagem. Eis o texto:
As Inteligências
O pensamento é mais forte do que a força. Porque a gente tem a capacidade de refletir sobre o que vamos fazer e nas consequências.
Nós temos que ter forças, para pensar e não agir com o bullying. Pois, o bullying gera violência. Muitas crianças sofrem violência, pelos seus pais, pelos seus irmãos, pelos seus padrastos, pelas suas madrastas, pelos seus professores, pelas suas babás, pelos seus amigos, pelos seus colegas, por pessoas conhecidas e desconhecidas.
Se, todos se ajudarem vai acabar o bullying. Se, ..., porque está todo mundo se matando. Há pessoas que praticam bullying, que também sofrem bullying.
O bullying pode não acabar para todo mundo, mas pode acabar para nós. Vamos nós fazer a nossa parte. Vamos com fé acabar com o bullying!
(Texto coletivo do 4º ano C)
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento e 4º ano C
Imagem: capa do livro

4 comentários:

  1. Adorei o texto e me lembrei daquela musica do cidade negra que fala "pensamento positivo que faz bem ao coração. o mal não!" È isso aí turminha esperta, vamos ser amigos de todos, pois é muito bom!! beijos, andrea

    ResponderExcluir
  2. Amei esse blog sou do 4c alana aluna da professora maria ester samile tambem aluna eu gostei amei eu gosto da professra maria ester

    ResponderExcluir
  3. amei esse texto sou professora do 4ºano assumi essa turma agora e estava pesquisando algo sobre o tema e encontrei essa fantastica idea! obrigada a voce e seus alunos que sao uns verdadeiros escritores
    valeu galerinha que Deus abencoe a todos ,pois ele é amor assim como voces aprenderam com esse aprendizado atraves desse tema que devemos amar e respeitar ao nosso proximo.

    ResponderExcluir
  4. Já se passaram 2 anos e o trabalho ainda se reflete na rede. Fiquei emocionada ao ler o comentário da professora do 4º ano. Deu uma saudade desta turma. Tivemos muitas aprendizagens coletivamente. Que possamos construir um mundo sem bullying. Abraços, professora Maria Ester.

    ResponderExcluir