Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Oficina de Fotografia






Fotografias
Sérgio Vaz
Há ventos
que nos trazem pessoas
no reflexo do tempo
e mesmo à distância
perpetuam no pensamento.
São fotografias
que a saudade
terá sempre os negativos
revelados na memória.

Há pessoas
que nos trazem ventos
no reverso do tempo
preso às substâncias
revelando sentimentos.
São maravilhas
que a sinceridade
terá sempre os positivos
relatados na história.
O poema do poeta Sérgio Vaz nos reporta para a fotografia como instrumento de ligação a tempos, espaços, presenças e ausências. Sua poesia nos remete, para o projeto "Jornal na Sala de Aula". Nele estamos discutindo diferentes jeitos de compreender, perceber, ler a notícia. Neste sentido a fotografia é  mais um instrumento que nos possibilita fazer a leitura de fatos. Como diz um ditado, "as imagens falam". Com o objetivo de aprimorar o nosso olhar e instigar as crianças e os adolescentes a ler o que  a imagem revela propomos no dia 8 de junho, terça-feira, uma oficina de fotografia, com o fotógrafo Diego da Rosa, do Jornal NH e o fotógrafo Sandro Lopes da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. Diego e Sandro iniciaram suas falas contando sobre o interesse pela fotografia e como este determinou os rumos profissionais. Diego trabalha há 20 anos no Jornal NH, começou trabalhando em laboratório. Diego relatou como eram as revelações de filmes, no início, antes da era digital. Ao ser questionado pelas crianças sobre a profissão, Diego disse que tudo tem o lado bom e o lado ruim, que o importante é aproveitar o que há de bom. "Gosto muito do meu trabalho", finalizou Diego. A trajetória de Sandro foi um pouco diferente, começou a fotografar há aproximadamente 20 anos, por brincadeira. O interesse surgiu, à partir de um curso que realizou. Para Sandro, a importância da fotografia deve-se ao fato dela registrar o momento. Apresentou à turma várias fotos, que foram realizadas em diferentes lugares do país. Relatou sobre uma em que acontece uma feira nos trilhos. em Maceió. O curioso é que passa trem neste local, quando ele aparece todo o material é rapidamente retirado. Atualmente Sandro é responsável pelo audiovisual da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. Na sua exposição Sandro apresentou à turma o Google Earth, por meio dele é vista a imagem de locais. O aluno Bryan aproveitou, para localizar a cidade de Fraiburgo, em Santa Catarina. Nesta cidade moram seus avós maternos. A tarde foi muito prazerosa, a turma participou bastante. Para este encontro não havíamos preparado previamente as perguntas, confesso que foi meu esquecimento. Mas o resultado do encontro foi excelente. A turma interagiu com muita espontaneidade. Fiquei orgulhosa da garotada. 



Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Um comentário:

  1. fotos legais, atualize sempre o blog
    Vi suas fotos Bryan ficaram bem legais
    bjs

    ResponderExcluir