Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Presença Negra na Cultura Gaúcha








A historiografia oficial do Rio Grande do Sul ressalta na sua constituição a presença alemã e italiana. Tal fato, contribui para que muitas pessoas de outros estados do Brasil não associem ao estado a presença negra e indígena. O apagamento de outras etnias reforça a ideia de que este estado foi construído tão somente com a mão-de-obra dos imigrantes. Neste sentido, iniciamos nesta terça-feira um ciclo de palestras com o tema "As etnias formadoras da cultura gaúcha". O negro está ligado às charqueadas, à lida no campo, à indústria coureira e as lutas empreendidas nas guerras, como a participação na Guerra dos Farrapos, com os Lanceiros Negros. Também é importante ressaltar a presença nos vocábulos, na culinária, na música e nos espaços de resistência, como o Quilombo Rural Macaco Branco e o Quilombo Urbano Silva. Nesta atividade apresentei imagens do Quilombo Rural Macaco Branco, no município de Portão, no Rio Grande do Sul.  Sua presença é a marca da luta dos negros gaúchos, pela liberdade.  Para falar da cultura negra participou nesta terça-feira, dia 23 de agosto, o Coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial do Município de Novo Hamburgo Acadêmico de Serviço Social Eduardo Gomes da Silva. Ele fez um relato mais ligado à música, especialmente a resistência da juventude negra, por meio da cultura Hip Hop. A turma está pesquisando sobre esta temática, que vai ser desenvolvida, na construção de textos e painéis, sobre o tema. Para o lanche comemos uma saborosa canjica, preparada pela equipe da cozinha. A canjica é um dos pratos que tem a contribuição africana. Na oportunidade a sala apresentou livros, adornos, vestuário da cultura africana.
Próximos encontros:
Dia 29 de agosto: cultura alemã, com o Assessor da Área Sócio-Histórica, da SMED de NH, Professor Me. Evandro Fernandes
Dia 30 de agosto: cultura gaúcha, com a Gerente da Gestão Democrática Professora Especialista Marilane Mendes 
Dia 31 de agosto: cultura indígena, com a participação do Cacique Kaingangue Aécio e do Indígena Gurani Luis Maia
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: Maria Ester do Nascimento e Priscila

Nenhum comentário:

Postar um comentário