Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Etnia Indígena na construção da cultura gaúcha




Indígena Guarani Luis Maia, mais conhecido como "Irmão Índio", pai do aluno do 4º ano C, Estevão
 Artesanato kaingang
 Professora Rosalina, Cacique Aécio e Professora Maria Ester almoçando no Shopping de NH

 Jailana e Carolaine apresentando uma música do folclore

 Cacique Kaingang Aécio
É quarta-feira, dia 31 de agosto. Nesta oportunidade encerramos nossa exposição sobre folclore. Dentro desta proposta estamos realizando o ciclo de palestras com o tema "As Etnias na formação da cultura gaúcha". Neste dia a etnia indígena kaingang e guarani foram foco da exposição. Em abril, havíamos visitado a Aldeia Por fi, em São Leopoldo. Um novo encontro é programado, com a presença dos kaingang, em nossa sala de aula. Para refletir sobre a participação indígena, na formação do povo gaúcho recebemos também o indígena guarani Luiz Maia, mais conhecido como "irmão Indio". Ele é pai do aluno do 4º ano C, Estevão. Os kaingang trouxeram artesanato, para ser vendido. Neste encontro recebemos em nossa sala a participação dos alunos do 4º ano D, do professor Marcos e do 1º ano B, da professora Gislaine. Na antiga rodoviária de Novo Hamburgo, em torno das 12 horas e 15min,  encontrei o cacique Aécio e sua esposa, a professora Rosalina. De lá rumamos, para o Shopping de Novo Hamburgo, para almoçarmos. Posteriormente, nosso destino foi a escola, onde a turma ansiosa aguardava os visitantes. Cacique Aécio e indígena guarani Luiz fizeram uma introdução e a professora Rosalina desenvolveu o tema com a turma. Enquanto isto, no palco da escola, o cacique Aécio recebia as turmas, para a visitação da exposição dos artesanatos trazidos. Na sua fala cacique Aécio enfatizou, sobre a importância dos idosos na comunidade indígena. "Eles são a nossa biblioteca. Através deles a nossa história permanece viva", expressou. Sua fala trouxe à turma elementos da preservação da história, do respeito ao outro e à natureza. Na sua exposição professora Rosalina instigou as crianças, para o cuidado com a natureza. Também   explicou sobre a importância das ervas e a relação com a natureza, que a comunidade mantem. "Os pássaros nos trazem notícias', disse Rosalina. O tema não se esgota nestes encontros, mas ampliam nossa visão de mundo. Os contatos possibilitam as crianças um maior conhecimento, que os livros não nos oportunizariam.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário