Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vamos plantar sementes

Aluno Cristian entrega um mimo e um cartão para o professor Aguilar Lopes

Professor Aguilar canta algumas canções para a turma




Funcionária Geni e professor Pablo prestigiam nosso encontro 
Lá fora o vento soprava forte, aqui dentro o frio adentrava pelas janelas, que ainda permanecem protegidas por plásticos e folhas de isopor. Hoje tivemos um alento, houve uma movimentação com a medição dos vidros. Esperamos que antes do término do inverno tenhamos a reposição dos vidros quebrados. Pois nos dias de chuva e vento a situação é bastante desconfortável. Bem, neste contexto tivemos na tarde desta terça-feira, dia 2 de agosto a presença do professor Aguilar Lopes. Ele apresentou algumas canções e conversou com as crianças sobre amizade. A vinda de Aguilar faz parte do projeto "Bullying: brincadeira não tem graça, quando o brinquedo é o outro". Em sua fala refletiu sobre o texto "Armas e Sementes", de Richard Halverson:
Você pode apresentar suas ideias a outros como armas ou sementes.
Você pode dispará-alas ou plantá-las; pode ferir a cabeça das pessoas  com elas ou plantá-las em seus corações.
Ideias usadas como armas matam a inspiração e neutralizam a motivação. Usadas como sementes, criam raízes, desenvolvem-se e tornam-se realidade na vida das pessoas nas quais forma plantadas.
O único risco da semente é este: assim que ela crescer e tornar-se parte da pessoa na qual foi plantada, você provavelmente não terá nenhum mérito por ter sido o autor da ideia. Mas e você estiver disposto a fazer isso sem receber mérito... terá uma colheita abundante. 
Na sua reflexão Lopes falou sobre a importância dos amigos e amigas. Ainda complementou com a citação bíblica que faz menção: "Bem-aventurados os pacificadores,...". Neste sentido citou Gandhi e  Mandela como exemplos de lideranças que nortearam  suas vidas, por instigarem à conciliação nos seus povos. Tivemos a participação do professor de música Pablo e da funcionária Geni.  
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário