Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sábado, 14 de abril de 2012

Uma tarde na praça!

 






O banco da praça! Na Praça do Imigrante há outra presença, que se destaca. Elas viveram neste local, por muitos anos. Por isso a praça também é conhecida pelo seu nome. Em 2011, foram removidas, pela administração municipal. O fato dividiu opiniões, há os que justificam a saída, em função das doenças que transmitem e há outros que opinam que elas são indefesas e alem do mais já são integrantes do cenário da praça, como se fossem patrimônio do lugar. Pois bem, parece que elas também entendem que já fazem parte da praça. Estou falando das pombas. Elas resistem a mudança. Segundo relato de seus cuidadores, elas vem todos os dias, cobrem as calçadas e as gramas com sua presença e ao entardecer recolhem-se, para outros recantos. A presença delas atrai o olhar das crianças, o cuidado de outros tantos e uma reflexão a todos e todas nós sobre a importância da "resistência" - diante dos nãos que a vida nos dá.

Brincadeiras e lanches
Na oportunidade os estudantes do 4º ano C e F brincaram com os vários brinquedos existentes na praça. Abro um parêntese, para ressaltar o cuidado que a população tem com este espaço. O local é bem cuidado e limpo, considerando a rotatividade de crianças e adolescentes, que visitam a praça acompanhadas das famílias. Na tarde desta  sexta-feira a praça pertenceu aos estudantes da Escola Eugênio Nelson Ritzel. Depois de muitas brincadeiras é hora do lanche. Num belo espaço, com mesas e cadeiras distribuíram-se. A partilha do lanche foi socializada. Potes de enroladinhos, bolos, pastéis, docinhos, refrigerante, sucos, água, salgadinhos fizeram parte das mesas. Até uma toalha foi trazida, por um grupo de meninas, para adornar  a mesa. Aqui também abro um parêntese, pra enfatizar que a "nossa" prática os influencia. Em sala sempre usamos toalha na mesa, inclusive comprei uma específica para as ocasiões de lanche coletivo. Ainda estamos trabalhando, no que diz respeito ao uso da caneca, em substituição aos copos descartáveis. Há várias crianças que tem sua caneca. É um processo lento, mas que apostamos pela convicção do cuidado, para com o ambiente. e também referente à alimentação. Neste sentido é importante ressaltar a parceria das famílias. Estamos construindo várias ações, na busca de uma alimentação saudável e de um ambiente cuidado. Para complementar o professor Marco Antonio ofereceu um sorvete a todos e todas. 

É hora de voltar!
Na bagagem muitas informações, relacionadas a cidade de Novo Hamburgo. Alguns ainda perguntam: mas já vamos voltar? Risos, é lógico que a turma ainda tem muita "energia", para permanecer por muito mais tempo na praça. Mas o relógio indica tempo do retorno. Nem precisa dizer, que as pernas da professora também indicam que é hora de voltar. Estes momentos são muito importantes, para o complemento das atividades desenvolvidas em sala de aula, considerando ainda a oportunidade de acesso à arte, ao conhecimento, à cultura e contato com diferentes pessoas. Toda a correria vale a pena!
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário