Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Anúncios dos Classificados do Jornal NH




Nesta segunda-feira, dia 23 de maio não tivemos aula, porque aconteceu na escola reunião administrativa e pedagógica. Neste encontro tivemos a participação da professora Cristiane, da Escola Arnaldo Grin. Ela trouxe-nos muitas sugestões na construção de diferentes gêneros textuais. Por isso, o projeto "Jornal na Sala de Aula", que acontece nas segundas-feiras ocorreu na terça-feira, dia 24 de maio. Nesta oportunidade exploraram as páginas do jornal, com ênfase aos anúncios nos classificados. Esta atividade culminou numa rica discussão sobre o que são anúncios. Coletivamente construíram uma definição sobre o tema. Em continuidade, discutimos sobre a "blitz da educação", programação veiculada dos dias 16 a 21 de maio, no Jornal Nacional. A reflexão sobre a reportagem deve-se ao fato de Novo Hamburgo ter sido a cidade sorteada no Rio Grande do Sul. No dia 16 de maio a escola recebeu a equipe do Jornal Nacional. À noite em rede nacional, as crianças e os adolescentes viram-se como a pior escola do município. Em suas falas mencionaram sobre a vergonha, as gozações dos amigos e o constrangimento, pelo qual passaram por pertencerem à escola.  Cada criança teve a oportunidade de expressar sua opinião sobre o fato, apenas 1 menino disse concordar. Inúmeras questões foram levantadas, mas o que mais mencionaram foi o fato de ter sido omitido o que está dando certo na escola. Bem, diante das exposições fui dialogando com a turma, com o intuito de que valorizem "sim" o que temos de bom, mas também de avaliar o que não está bom. Esta dinâmica instiga-nos à reflexão e a transformação, pois cada um e cada uma deve ter compromisso no que diz respeito a construção deste espaço. Esta responsabilidade recai sobre o Poder Público, gestão escolar, profissionais da educação e comunidade escolar. A "blitz da educação" envolvendo duas escolas hamburguenses mobilizou olhares, falas e ações. Em prosseguimento sugeri a turma a construção de um classificado, contendo anúncios sobre a escola. Na próxima postagem estarei socializando os anúncios construídos pela turma.
Fotos e texto: Maria Ester Martins do Nascimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário