Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sábado, 28 de maio de 2011

1ª Conferência Municipal de Educação discute os rumos da educação para os próximos 10 anos

 Vice-diretora Suzana Locks e estudantes delegados da EMEF Eugênio Nelson Ritzel
 Mesa de trabalhos coordenada pelo Secretário Municipal de Educação e Desporto Beto Carabajal
Gabriela e Jiliana delegadas da EMEF Eugênio Nelson Ritzel
 Jailana e Gabrielas delegadas da EMEF Eugênio Nelson Ritzel
 Estudantes delegados da  EMEF Eugênio Nelson Ritzel
 Diretora Catherine, Coordenadoras Adriana e Flaviane
 Professora Maria Ester e estudantes do 4º e 5º da EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Professor Carlos, Professora Deisiane e Professora Valesca
"A Escola Cidadã compreende a educação como um instrumento de inclusão e de formação de cidadãos livres, democráticos e sujeitos de sua própria história, com valores éticos, capazes de contribuir para uma sociedade solidária e autossustentável. O desafio é atualizar a educação em relação às grandes transformações contemporâneas.
A partir desta concepção, os compromissos da Administração Popular na área da educação são:
- democratização do acesso e da permanência na escola com efetiva aprendizagem;
-  democratização da Gestão Escolar;
- democratização do conhecimento para o sucesso escolar dos alunos;
- valorização e qualificação dos profissionais das escolas.
A 1ª Conferência Municipal de Educação de Novo Hamburgo, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação  e Desporto - SMED, é um momento de avaliação, debate e planejamento da Rede Municipal de Ensino. O objetivo principal é construir um Plano Estratégico de Educação para a cidade, no qual as comunidades escolares têm a oportunidade de decidir os rumos da educação para os próximos dez anos". (Extraído do caderno da 1ª Conferência Municipal de Educação de Novo Hamburgo)

Neste sentido, está acontecendo em Novo Hamburgo desde o dia 30 de abril as Plenárias Escolares. As discussões acontecerão até o dia 04 de junho. Neste período os delegados por segmentos escolhidos em 2010 para as Plenárias Regionais (Sul, Oeste, Norte e Leste) votarão os princípios e as diretrizes que vão orientar o ensino e os Regimentos Internos das escolas . Os eixos dos debates são: 
1. Conhecimento e Currículo - tempos e espaços na escola;
2. Avaliação;
3. Gestão Democrática;
4. Princípios de Convivência;  
5. Inclusão, Diversidade e Igualdade;
6. Educação Ambiental e Sustentabilidade.
No dia 28 de maio, das 8h às 13 ocorreu nos Pavilhões da Fenac a Plenária Regional da Região Norte. A Escola Eugênio Nelson Ritzel faz parte desta região. A escola esteve representada por 56 delegados, distribuídos por segmentos: 15 pais, 25 alunos, 11 professores e 5 funcionários. A turma do 4º ano C esteve representada pelas alunas Jailana, Carolaine, Gabriela e Jiliana. 
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
Fotos: Jailana e Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário