Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma aula diferente!


 Coordenador da Coordenadoria de Igualdade Racial Eduardo Gomes da Silva, Reverendo Dr. Frank Chikane e o intérprete Don Corrêa
 Turma do 4º ano C fazem anotações da fala de Chikane


 Plateia participante

Cadernos, cadernetas, câmera digital, lápis e borracha na mão! Desta forma os alunos e as alunas do 4º ano C participaram no auditório do 10º andar do Centro Administrativo leopoldo Petry da palestra proferida, por Frank Chikane. Ele foi chefe de gabinete do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. O encontro foi promovido, pela Coordenadoria de Igualdade Racial do Município de Novo Hamburgo e reuniu um grupo expressivo de pessoas. O auditório ficou lotado. O espaço foi embelezado pelos trabalhos da artista plástica de Novo Hamburgo Raquel da Silva. Uma imagem de Mandela compunha o cenário. Participaram do encontro, o Prefeito Municipal de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, Secretários do Município, Direção de escolas, professores e professoras, representantes do Movimento Negro, comitiva da África do Sul e representantes da Igreja Batista Cristo é Vida. A fala do Reverendo Dr. Frank Chikane  foi traduzida, por Don Corrêa. 
"Fique forte Mandela", com esta expressão Chikane fez referência ao compromisso, para com Mandela, em alusão aos 27 anos em que o líder sul-africano esteve preso. "Era nossa responsabilidade, junto à comunidade internacional que ele fosse solto. Ele é uma inspiração para nós", complementou Chikane. Para Chikane o racismo é um fenômeno internacional. É um processo particular e histórico. Na África do Sul o racismo foi aperfeiçoado, institucionalizado e legalizado. Neste sentido a luta de Mandela tem relevância não apenas para o povo sul-africano, mas para o mundo. "Com a soltura de Mandela em 1990, foram vencidas três batalhas: o racismo não é natural, os negros são seres humanos iguais e que Deus não fazia diferenciação entre as raças", referiu Chikane.
O olhar atento das crianças e dos adolescentes do 4º ano C aludia a importância do encontro. Esta turma tem "paixão", por Mandela. Este afeto está relacionado a um quadro que a artista plástica pintou, para a nossa sala. Nele há uma imagem de Mandela  e a sua frase: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E, se elas são capazes de aprender a odiar, elas são capazes de aprender a amar". Desde então, tudo o que se refere a Mandela é acolhido, pela turma. Já olhamos o filme "Invictus", discutimos alguns textos de sua autoria, enfim Mandela é o "cara", para o 4º ano C. Neste sentido, quando soube que o seu chefe de gabinete participaria da 13ª festa dos Povos, promovida pela Igreja Batista Cristo é Vida tentei trazê-lo em nossa sala. Como sua agenda estava cheia,  a pastora Eliane sugeriu que participássemos do encontro promovido, na prefeitura. A informação foi recebida, em torno das 22 horas desta terça-feira, dia 21 de junho. Na quarta-feira, dia do encontro, pela manhã foi uma maratona, para conseguir o ônibus, contatos com as famílias, liberação da escola. Enfim, .... deu tudo certo e a turma pode participar do evento. 
O encontro aconteceu das 14h às 16 horas. (Risos) Pelas 14h e 30min o relógio biológico da turma indicava que era hora do banheiro. Deu uma certa movimentação, junto à plateia,. Enfim, faz parte,.... No mais a meninada aproveitou muito o encontro, fizeram muitas anotações e várias perguntas a Chikane. Voltaram, para a escola "empolgadíssimos". Foi uma ótima experiência.
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento e Jailana

Nenhum comentário:

Postar um comentário