Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Parceria na Educação

A noite fria, do dia 26 de junho, registrou o encerramento das atividades da 13ª Festa dos Povos, promovida pela Igreja Batista Cristo é Vida. Neste encontro o ex-chefe de gabinete de Nelson Mandela, Pastor Dr. Frank Chikane discorreu sobre a importância da busca dos interesses comuns. "Não há nação que possa ter paz, protegendo apenas os seus interesses, sem proteger o interesse dos outros", complementou Chikane. Para ele, a busca da paz envolve deslocamento, sair do lugar do conforto, para o encontro do objetivo que se busca. Nesta oportunidade, o Secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo Adelmar Alberto Carabajal reuniu-se com as lideranças da Igreja Batista Cristo é Vida e a comitiva da África do Sul. O encontro de Carabajal e Chikane versou sobre temas eclesiásticos, político e da educação. Carabajal relatou a Chikane o trabalho desenvolvido, pela Secretaria de Educação do município, referente a uma proposta de paz. "Neste sentido, temos indo ao encontro das famílias e da  comunidade, visando à construção de  uma escola participativa, acolhedora e cidadã", expressou Carabajal. Chikane contou a Carabajal que a Igreja na África do Sul está com o trabalho direcionado ao espiritual, à educação e o comunitário. Para atingir esta proposta, desenvolvem missões em Angola e Moçambique e, estão com conexão entre Brasil-África. Chikane relatou que há uma crise na educação em Angola, por causa da guerra, por isso as crianças estão sem acesso à escola. "A Igreja tem procurado alterar esta situação, é um processo de reconstrução", disse Chikane. Nesta perspectiva, sugeriu que houvesse um intercâmbio internacional entre a prefeitura de Novo Hamburgo e o governo da África do Sul. "Os professores daqui poderiam realizar treinamento, para os nossos professores", disse Chikane. O encontro entre Carabajal e Chikane  promete outros contatos, com o propósito de aproximar à educação de Novo Hamburgo, com a educação dos países africanos. Este contato vem ao encontro, da aplicação da Lei 10.639/03, que versa sobre o estudo da cultura afro-brasileira. 
 Secretário Beto Carabajal, Reverendo Dr. Chikane e Vereadora Rosane, de Estância  Velha


 Secretário Beto Carabajal, Lideranças da Igreja Batista Cristo é Vida e Comitiva da África do Sul


Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário