Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Projeto: Folclore










Justificativa
O presente projeto justifica-se, pela importância do folclore, nas manifestações culturais de um povo ou grupo. Ele apresenta o conjunto de coisas que o povo sabe, sem saber quem ensinou. O folclore não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado a nossa vida. O saber folclórico é o que aprendemos informalmente, por meio do convívio social, através da oralidade ou da imitação. Neste sentido, é importante conhecê-lo.

Objetivos
- Valorizar a memória dos antepassados;
- Conhecer histórias, hábitos e culturas de diferentes tempos, presentes em nosso tempo;
    • Resgatar cantigas de roda;
    • Envolver as famílias na construção de brinquedos, que  brincaram na infância.
Atividades
Construção de brinquedos com a participação das famílias, rodas cantadas, pesquisa junto às famílias sobre lendas conhecidas e histórias que perpassam gerações, produção textual, contação de causos.

No dia 22 de agosto refletimos sobre a data e apresentaram alguns brinquedos que foram confeccionados, pelos pais. No dia 17 de agosto repassei um texto, referente à data.  
Texto e fotos: Maria Ester 

Um comentário: