Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Leitura na Sala de Aula: experiências de relatos, de vivências e de cuidados

Paola realiza a leitura do Caderno do Dia a Dia
Amanda relata a visita de Micaela
Paola com a sacola literária
Professora Maria Ester
A leitura e a escrita são os grandes desafios, na sala de aula. Nesta perspectiva, realizamos inúmeros projetos voltados a esta prática. Desenvolvemos o Caderno do dia Dia e o relato da visita de Micael e Micaela.
O que consistem estas ações?

Caderno do Dia a Dia:
Esta atividade surgiu em decorrência do projeto Leitura e Escrita. Estávamos conversando sobre as obras do escritor Júlio Emílio Braz e surgiu a ideia de registrar num caderno a história da turma . Neste sentido, comprei um caderno e sugeri que fosse levado, para casa e registrassem suas vivências e depois socializassem à turma. Lancei e começaram a levar aleatoriamente, sem cobranças. A avaliação que faço é que a atividade é um sucesso. Escrevem com desenvoltura, há sempre um número expressivo de estudantes que desejam levar o caderno, algumas famílias participam também.

Relato da visita de Micael e Micaela
O projeto é resultado de um trabalho voltado, para os cuidados referente a Gripe A. Com o intuito de fomentar o cuidado com o seu corpo e o do outro introduzi esta proposta. Micael e Micaela são levados, para o convívio das famílias e são cuidados. Recebem roupas, banhos, talcos, é passado álcool nas mãos, foram presenteados com mamadeiram. A atividade reforça as práticas de afeto, de cuidado e de respeito. Quando retornam à sala fazem a exposição oral da visita e posteriormente relatam no "Caderno de Visita de Micael e Micaela".
Texto: Maria Ester
Fotos: Ana Maria e Maria Ester

Nenhum comentário:

Postar um comentário