Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alimentação

"Somos o que comemos".
A afirmação foi veiculada na página 8 do Jornal NH, do dia 18 de outubro. Aproveitamos esta reportagem, para discutirmos sobre a importância da alimentação. Na oportunidade fiz alguns questionamentos, considerando  a relevância do tema. Para refletir :
- Há uma relação entre alimentação e saúde? Justifique a resposta, considerando vivências pessoais.
- Quais as implicações na escolha dos alimentos?
O tema discutido, pela turma levou em consideração várias  questões. Concluímos, que há alimentos usados em excesso, que ocasionam doenças, como sal, para pressão arterial e o açúcar, para diabetes. Bem como, a falta de alguns alimentos pode causar outras doenças. Neste sentido, observamos que é importante o equilíbrio, no uso dos alimentos. A estudante Dieniffer enfocou a necessidade do "dinheiro" na compra dos alimentos. Desta observação, avaliamos que há vários fatores determinantes, para uma alimentação saudável e, que o fator econômico é um deles. Talvez o mais importante, considerando que há fome em muitos lugares no mundo e, bem próximo a nós. Neste contexto também referimos que há muito desperdício e também próximo a nós.  O tema não esgotou-se nesta aula. Teremos outros desdobramentos ao longo da semana. Na verdade, esta temática faz parte do currículo ao longo do ano. A fala é recorrente: vamos tomar água, para hidratar a garganta, sirvam-se o necessário, para evitar desperdício, chicletes e balas trazem prejuízos à saúde. Risos, é a cartilha do dia a dia. 
Texto: Maria Ester do Nascimento 
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário