Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sábado, 3 de setembro de 2011

Memorial da Colônia Japonesa em Ivoti

 Juliana Lopes e Gabriela registrando as informações repassadas por Marcos
 À caminho de Ivoti



 Marcos dá acolhida à turma
 Os múltiplos significados dos espaços da Colônia Japonesa
Caderno e lápis na mão, para não perder nenhuma informação
A tarde ensolarada do dia 2 de setembro marcou mais uma saída de estudo, para o 4º ano C. Nesta oportunidade rumamos, para a visitação do "Memorial da Colônia Japonesa", em Ivoti. A saída faz parte de nossa proposta de trabalho, de promover um currículo que contemple a diversidade étnica do Estado do Rio Grande do Sul. Na colônia japonesa fomos recebidos, por Marcos que discorreu sobre a história dos imigrantes japoneses, em Ivoti. Os olhares curiosos diante dos utensílios e artesanatos, o contato com a natureza do lugar contribuíram para o interesse evidenciado nos questionamentos feitos e nos registros, nos cadernos . Também participou do encontro uma senhora japonesa, que falou em japonês, algumas palavras que foram solicitadas, por alunos e alunas. Marcos relatou, que em 1966 26 famílias formaram, o que hoje é chamado de Colônia Japonesa. Estas famílias dedicaram-se à produção agrícola, principalmente de uvas e hortaliças, chegando inclusive a formar uma Cooperativa, para comercializar a produção e fomentar o crescimento econômica das famílias de forma unida. "Atualmente, as novas gerações dedicam-se ao plantio de flores, com aplicação das novas tecnologias", comenta Marcos. Ele ressalta, que as novas tecnologias são responsáveis, pela ocupação dos jovens em outras frentes de produção. Os japoneses buscam preservar as tradições culturais de seu país de origem, repassando as novas gerações os hábitos como o Karaokê, a dança e o teatro. A língua materna também faz parte do cotidiano das famílias.
Mais informações: www.ivoti.rs.gov.br
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento  

Nenhum comentário:

Postar um comentário