Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Saída de Estudo ao Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS

 A espera

Compartilhando as experiências

 A chegada do ônibus da MCT PUCRS
O momento tão esperado: a chegada no museu 
A espera foi longa. Entre idas e vindas chegou o dia tão esperado. Num belo dia de sol, o ônibus do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS (MCT PUCRS) estacionou em frente à Escola Eugênio Nelson Ritzel, em Novo Hamburgo, para buscar os estudantes do 4º ano C e uma representação de estudantes dos 4ºs anos A, B e D. A pujança do ônibus refletiu-se no brilho do olhar de cada menino e menina. Com admiração e alegria foram ocupando os seus lugares. Na porta foram orientados, por Luiz e pelo motorista. Até a PUC ouviam-se risadas e conversas. No percurso do caminho muitos comentários. Para alguns era a primeira visita à capital do Estado, para outros a identificação de alguns caminhos conhecidos. Enfim chegamos, uma câmera foi incapaz de registrar todos os momentos desta bela experiência. O grupo de 40 estudantes foi dividido em 4 grupos: 
 - Grupo 1, coordenados pela professora Maria Ester
Tema: Planeta Terra
Experimentos: Schow de Eletrostática
- Grupo 2, coordenados pela vice-diretora Susana
Tema: Animais
Experimentos: Crime Scene
- Grupo 3, coordenados pelo funcionário João
Tema: Energia
Experimentos: Hóspedes Invisíveis
- Grupo 4, coordenados pelo professor Luiz André 
Tema: Comunicação
Experimentos: Movimento com o corpo em aparelho
Na parte da manhã, os grupos realizaram a visita orientada e na parte da tarde a visita autônoma. Os estudantes haviam realizado previamente um questionário, com os seguintes questionamentos:
O que sei? O que desejo saber?
Com o desafio durante a visita responderem: O que descobri? E as descobertas, obtidas com as visitas autônomas.
A saída teve como proposta suscitar nos estudantes interesse pela pesquisa e contato com outros espaços de conhecimento.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário