Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

domingo, 27 de maio de 2012

Memória, patrimônio e história da cultura na escola








"Memória, patrimônio e história da cultura na escola" foi o tema da palestra, do dia 22 de maio, no Auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Ela faz parte da Formação Continuada em: Memória, História e Folclore na Escola, da Secretaria de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. A formação é coordenada pelo Professor Me. José Edimar de Souza e da Professora Especialista Marilane Mendes. A abertura  do encontro foi feita pelo Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal. Também tivemos a participação do músico Ademir, da Escola Atelier Livre, de Novo Hamburgo. Como motivação inicial a Professora Me. Mônica, da Universidade Aberta do Brasil, Pólo Novo Hamburgo fez uma exposição sobre objetos e a memória. Para melhor explanar sua exposição apresentou uma caixa de objetos relacionados com a infância. Cada participante pegou um objeto e depois todos falaram sobre ele. Eu peguei um caderno, por estar associado ao cuidado e a importância que minha mãe e meu pai nos transmitiram sobre a educação. Relatei que a mãe era quem nos levava à escola, penteava os nossos cabelos e preparava merenda e a roupa que íamos e também participava das reuniões. Ao pai cabia  a tarefa  de olhar os cadernos. E, por falar em caderno todo o inicio do ano eram cuidadosamente encapados, com os papéis que eram provenientes dos presentes ganhos. O pai abria os presentes e os seus embrulhos eram guardados, para os nossos cadernos. A educação sempre foi valorizada, na minha família. "Estudem, para serem alguém na vida", era a fala do meu pai e da minha mãe. Este momento nos proporcionou o reencontro com a nossa história. Neste sentido observamos risos, lágrimas e partilha de situações vividas. 
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário