Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tema Municipal da Semana da Pátria, de Novo Hamburgo: "Movimentos Religiosos"

Nesta quarta-feira, por motivos de saúde não compareci as atividades escolares. O resfriado, com a ausência de voz tem me prejudicado e muito neste rigoroso inverno gaúcho. E, nos últimos dias as temperaturas baixas e altas   tem sido uma combinação desastrosa. Bem quero compartilhar algumas discussões feitas na turma, consoante ao tema da Semana da Pátria, de Novo Hamburgo. Neste ano o tema escolhido foi "Movimentos Religiosos". Num tempo em que a diversidade é pauta em diferentes espaços, é imprescindível que as manifestações religiosas também sejam abordadas, considerando as diferentes influências étnicas do povo brasileiro. Neste sentido, reporto-me as falas dos nossos palestrantes, em suas exposições no projeto "As etnias formadoras da cultura gaúcha". A cultura indígena, alemã, italiana, portuguesa, japonesa e africana são marcadas, pelas crenças. Este mosaico, que forma uma colcha de retalhos marca nossos jeitos de professar a fé. O som da natureza, os sons de tambores, o canto gospel, a  liturgia dos cultos, a chegada e a partida diferem-se e ao mesmo tempo são incorporadas, pela fraternidade. Neste sentido, o tema foi lançado na semana da Pátria. Em aula conversamos sobre a importância do respeito a crença do outro e mesmo aqueles que manifestam-se "descrentes". Fiz um levantamento e obtivemos este quadro, considerando os que estavam presentes, no dia 5 de setembro:
Evangélicos (15), destes 5 Assembleia de Deus, 5 Batista Filadélfia, 1 Encontros de Fé, 2 Batista Nova Vida e 2 Batista Cristo é Vida.
Católicos (4)
Não tem religião (3)
Viva o respeito às diferentças!
Texto: Maria Ester do Nascimento
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário