Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sábado, 30 de abril de 2011

Projeto "Jornal na Sala de Aula"



O 4º ano C está envolvido em três projetos: Bullying - Brincadeira não tem graça, quando o brinquedo é o outro, Diversidade - as diferentes etnias que constituem nosso país e Jornal na Sala de Aula. Estes projetos tem norteado os trabalhos desenvolvidos pela turma. O projeto "Jornal na Sala de Aula" é uma iniciativa do Grupo Sinos. O município de Novo Hamburgo, como outros municípios da região participam deste empreendimento. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo, estendeu o projeto, para todos os 4º anos da Rede Municipal de Ensino (RME). A nossa turma trabalha todas as segundas-feiras com esta ferramenta midiática. Embora os encontros estejam no seu inicio, já percebo avanços na turma. Inúmeras propostas estão em andamento. Estaremos partilhando com vocês nossas descobertas e o resultado das nossas discussões. Na verdade o nosso trabalho iniciou com a realização de um telejornal. Este trabalho foi feito em grupo. A turma foi instigada a produzir um telejornal, partindo de fatos do seu cotidiano ou dos meios de comunicação. O resultado foi muito bom. Após a realização das gravações discutimos a produção dos grupos, nisto percebemos o forte conteúdo de fatos relacionados à morte e à violência. Na apresentação do projeto lancei o desafio à turma, para indicarem os fatos que lhes chamaram a atenção no jornal. Novamente, as notícias relacionadas à violência, ou seja as páginas policiais foram evidenciadas. Neste sentido, propus no encontro seguinte o manuseio de todas as páginas do jornal. Nesta perspectiva estamos abordando em cada encontro uma página específica, com o intuito que  conjuntamente discutam o que esta lhes traz. É bem interessante, pois um mesmo fato tem conotações diferentes. Esta proposta tem contribuído em nossa proposta de trabalho. Num dos encontros sugeri que criassem um texto, para a charge do Sinovaldo, que fazia parte da página 2, em foco neste encontro. O trabalho está muito bom, de "vento em popa". Estou muito feliz com a turma, srrsrsrs, é claro que temos os momentos de "dificuldades". Mas tem sido gratificante os resultados obtidos até o momento. A turma é maravilhosa. Amo muito "estes" e "estas" sapecas.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento 

Nenhum comentário:

Postar um comentário