Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Bullying: Brincadeira não tem graça, quando o "brinquedo" é o outro


Gordo ou magro, negro ou branco, alto ou baixo, angolano ou americano, evangélico ou católico, umbandista ou espírita, heterossexual ou homossexual. Estas e outras são as muitas diferenças que nos distingui. Respeitar o outro é um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. O noticiário é vasto de fatos que remetem a intolerância religiosa, homofobia, racismo e outras situações. Manifestações, reflexões e repúdio as agressões nos períodos em que os fatos acontecem, muitas vezes com o tempo caem no esquecimento da sociedade. A escola é um reflexo da sociedade. Neste sentido o "bullying" faz-se presente de várias formas. Atualmente, ele tem pautado o noticiário dos diferentes meios de comunicação, em decorrência da tragédia que atingiu uma escola no Rio de Janeiro. Entretanto, já tínhamos em nossa pauta de trabalho para o ano, a abordagem deste tema. A aluna Jailana, 11 anos sugeriu que o tema fosse abordado em aula e na visita Sócio-Antropológica, a mãe do aluno Bryan ao ser questionada sobre qual assunto gostaria que fosse discutido em aula também solicitou que o "bullying" fosse trabalhado com a turma. Com o propósito de que o ambiente escolar seja um espaço de acolhimento e respeito às diferenças proponho este projeto. 
Texto e foto: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário