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Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Kaingang: encontro de diferentes culturas


Projeto: Indígenas Kaingangues, da Aldeia Por fi, em São Leopoldo

Duração: 2 semanas, com perspetiva de abordagem ao longo do ano, considerando que a temática está inserida na proposta do trabalho que desenvolvo, baseado nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

Justificativa
A historiografia brasileira, de uma forma geral privilegia o ensino da cultura eurocêntrica. No Estado do Rio Grande do Sul constata-se que o seu desenvolvimento tem sido atrelado a constituição étnica européia, o que vem em prejuízo as outras etnias formadoras, no caso a negra e indígena. Neste sentido julgo importante a inclusão do estudo de todas as etnias, nesta oportunidade tendo como foco a etnia indígena Kaingang. O estudo desta etnia justifica-se também, pelo fato de sua comunidade fazer parte do contexto de nossa cidade, na venda de artesanato. E, também, porque o aluno Estevão é filho de um indígena.

Objetivos
- Respeitar a diversidade étnica e cultural, com o intuito de acolher o outro;
- Compreender a história da comunidade indígena, no que diz respeito aos seus costumes, suas lutas, sua sobrevivência e a contribuição na alimentação, vestuário, costumes e cultura;
- Conhecer os órgãos relacionados aos indígenas, como a Funai (Fundação Nacional do Indio) e o COMIN (Conselho de Missões Indígenas);
- Conhecer o Estatuto do Índio, que prescreve a Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973;
- Conhecer o dia a dia da comunidade Kaingang, da Aldeia Por fi, em São Leoplodo;
- Refletir sobre a situação dos indígenas no Brasil.

Atividades
Roda de conversa, para identificar o que as crianças sabem sobre os indígenas;

Exposição sobre os indígenas no Brasil e Rio Grande do Sul, detendo-se especificamente aos indígenas Kaingangues;

Mostra de vídeo e fotografias dos Kaingangues, de São Leopoldo;

Preparação de perguntas, para serem formuladas aos indígenas Kaingangues;
Visita à Aldeia "Por fi", em São Leopoldo;
Coleta dos materiais recolhidos pelas crianças nas entrevistas feitas;
Realização de um seminário sobre os indígenas Kaingangues.

Recursos materiais e humanos, a saber:
Indígenas Kaingangues, fotografias, vídeos, canções, folha de ofício, artesanato dos indígenas, livros, revista do COMIN, lápis de cor e de cera, tinta têmpera, câmera digital e outros materiais que surgirem ao longo do projeto.
 Provando o pão na cinza (2009)
.Mulheres Kaingang preparando  o pão (2009)
Texto: Maria Ester do Nascimento

2 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto sobre os povos indígenas! Sabemos como é importante valorizar esse povo que sofre tanto com a discriminação e também com a falta de respeito por sua cultura.
    Um grande abraço
    Milene

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  2. Obrigada querida Milene, por prestigiar o nosso blog. Grande abraço a você e a sua turma, 4º ano C e professora Maria Ester.

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