Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sábado, 30 de abril de 2011

4º ano C em ação




Nesta semana, praticamente não postei no blog. Tal fato deve-se as realizações das provas - "um dos instrumentos de avaliação". Neste sentido é importante ressaltar que a meninada está muito bem na escrita, foi uma grata surpresa a leitura dos textos produzidos. Até então, estávamos    nas reflexões orais e nas produções coletivas. O aluno Bryan chamou-me a atenção, na segunda-feira, dia 25 de abril, de que deveria ser feito texto individual. Na ocasião disse-me, "professora tem alguns que só copiam e não dizem nada". É claro, que o trabalho teve e tem um objetivo importantíssimo, mas julguei que sua fala era indicativo de que poderiam voar sozinhos. As leituras feitas indicam que ele tinha razão, muito bom o resultado. É lógico, que temos muito o que trabalhar, considerando que a escrita é um exercício constante. Contudo, os resultados da prova de matemática são um estímulo, para que imprimamos mais jogos, exercícios e outras atividades relacionadas a interpretação, para a  realização dos exercícios propostos. Os últimos dias tem sido bastante complicado, para os moradores do Kephas, em decorrência da eminência de novos desmoronamentos. Tais fatos trazem reflexos no dia a dia da sala de aula, considerando que o aluno Igor perdeu três irmãos e algumas das crianças estão com as casas relacionadas, para serem desocupadas. Nesta sexta-feira tivemos um momento de "fala e escuta", mediante as exposições que foram trazidas. O momento requer de todos nós um olhar e atitudes solidárias, no intuito de amenizar a dor, a ansiedade e a preocupação dos que estão mais diretamente ligados. Conversei sobre algumas atitudes tomadas, que em nada contribui, pelo contrário,  em alguns momentos trazem prejuízos aos trabalhos realizados pelos órgãos competentes. Neste sentido, também instiguei-os a refletirem de que este fato não deva ser tratado como um "espetáculo". Na terça-feira, pela manhã tivemos na escola a presença do Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal, acompanhado de profissionais da área da psicologia e da assistência social,. Eles se colocaram à disposição da escola, no desenvolvimento dos trabalhos, no que diz respeito, ao acompanhamento às famílias e às crianças.
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento

5 comentários:

  1. Bryan, te amo muito
    De sua Vó Tereza
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Bryan,sou eu tua tia gabi queria te mandar um beijo te adoro muito.

    ResponderExcluir
  3. oi de novo Bryan,tudo bem?estudando muito espertinho!só queria te mandar um bj e um abraço.mande um bj pra Lidi e pro Gilberto tá.tchau

    ResponderExcluir
  4. Oi querido! Estamos com saudades de você. Até segunda-feira. Grande abraço, professora Maria Ester.

    ResponderExcluir