Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Jornal na Sala de Aula: os espaços étnicos nas páginas sociais

O Projeto Jornal na Sala de Aula acontece todas as segundas-feiras. Nesta semana, os estudantes desenvolveram extraclasse, com a participação das famíllias. A realização das apresentações relacionadas à fotonovela tomou todo o nosso tempo. Neste sentido, as atividades foram feitas em casa. É importante destacar, que nossa proposta de trabalho com o jornal também abrange a participação das famílias. São momentos importantes de reflexão, em que as famílias lêem o jornal, discutem o que é veiculado e conjuntamente emitem opiniões.
 
Página 31 "Um olhar sobre a diversidade étnica nas páginas sociais"
No trabalho com o jornal continuamos analisando a página 31, com o tema "Os espaços étnicos nas páginas sociais". É importante retomar que encaminhamos as coordenações do curso de comunicação, de duas instituições de ensino superior da região informações referente à aplicação da Lei 10.639/03. Uma das instituições nem nos respondeu, a outra remeteu a um professor do curso. Ou seja, os estudantes não recebem no período de formação orientações referente à temática. Diga-se de passagem esta prática é recorrente em todos os cursos de formação nas diferentes áreas. Até quando?
 
Leitores críticos
O projeto jornal na Sala de Aula é um instrumento importantíssimo na formação de cidadãos críticos e participativos. Neste sentido, todas as semanas realizamos a leitura do jornal, o levantamento dos assuntos que julgam mais relevante e a justificativa da escolha e  a análise da página social. Nesta perspectiva, encaminhamos uma carta ao Conselho de  Leitores, com o intuito de contribuir nas discussões feitas, por seus integrantes, no que diz respeito, à diversidade étnica das páginas sociais do jornal. Continuamos aguardando a manifestação do grupo, referente às reivindicações da turma.   
 
Os espaços geográficos do jornal
Quando pensamos em geografia nos voltamos, para os espaços físicos. Pois bem, o jornal também nos apresenta seu espaço geográfico. As suas páginas indicam espaços de inclusão e exclusão. Podemos ainda acrescentar que a invisibilidade de determinados grupos sociais e étnicos nas páginas do jornal é reflexo da sociedade que temos. Esta reflexão abrange os diferentes meios de comunicação. Que reflexos este modelo repercute na formação das crianças e dos adolescentes?
Texto: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário