Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Um lanche gostoso e muito carinho na despedida do Lucas

Ao realizarmos a Visita Sócio-antropológica constatei uma realidade incomum, considerando que a escola faz parte do espaço urbano da cidade. Pois bem, caminhar em torno de 45 minutos e mais um tanto em meio ao mato, não é nada fácil. Esta era a realidade do Lucas, seu sobrinho e duas de suas irmãs, para chegarem até à escola. O confronto com esta realidade chocou-me e me deixou muito preocupada, com a integridade física dos estudantes, considerando a violência do cotidiano. Informei à escola e à Secretaria de Educação sobre o fato. No projeto "Prefeitura Presente" a turma encaminhou ao Prefeito Municipal de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann e ao Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal uma carta de solicitações. Uma das reivindicações da turma foi transporte ao colega Lucas. A turma foi atendida na sua reivindicação. Levando-se em conta o itinerário da escola, a família foi orientada, pela Secretaria de Educação a matriculá-lo na Escola Municipal Francisca Saile. Nesta escola vai de ônibus e usufrui de passagens, em função do difícil acesso. Combinei com sua mãe e nesta segunda-feira, dia 4 de junho, estiveram em nossa sala, para a realização da sua despedida da escola. Foi um momento de muito carinho. Os colegas trouxeram cartas, alguns mimos, entregamos uma camiseta com a foto da turma e um cd contendo várias fotos (relíquia). Ficamos "um pouco" triste pelo Lucas ter saído da escola, mas felizes porque não precisa caminhar e nem percorrer o mato. Sua mãe relatou que colocou "bico" de luz no mato, para iluminar o caminho nas manhãs e entardecer de inverno. Quem lê parece exagero, mas é a "pura" verdade. Conforme Freire é importante conhecer a realidade do aluno, para compreender e intervir, quando necessário.
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: Ana Maria e Maria Ester

Nenhum comentário:

Postar um comentário