Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

4º ano C recebe jornalista Karina Moraes

Os estudantes do 4º ano C receberam nesta segunda feira, dia 18 de junho,  a jornalista Karina Moraes. Ela esteve em nossa sala para responder as perguntas dos estudantes sobre a página 31, do Jornal NH. Esta página aborda o espaço social da comunidade hamburguense.  É importante destacar sua atenção em atender nosso convite e participar da entrevista com a turma. Na oportunidade vários meninos e meninas do 4º ano C fizeram perguntas e fotografaram junto a Karina. O estudo da página 31 faz parte do projeto "Jornal na Sala de Aula". Há 4 encontros estamos discutindo sobre o conteúdo da página. Nestes encontros muitas observações tem sido feitas, o que nos motivou a convidar a jornalista a vir em nossa sala. Quando iniciamos o enfoque da página perguntei-lhes: "o que observavam na página 31"? Algumas das observações feitas era que a página tinha pessoas importantes, bonitas e legais. Deste questionamento surgiram vários desdobramentos, "quem são pessoas importantes"? Também assinalaram a falta de indígenas e a pequena presença de pessoas negras. Estas observações são significativas, considerando que partem de estudantes, na faixa etária dos 9 aos 13 anos. O desenvolvimento do projeto "Jornal na Sala de Aula"  é  um desafio. Ele nos possibilita muitos questionamentos e também a percepção dos diferentes olhares sobre o mesmo assunto, sobre a mesma matéria, sobre a mesma imagem. Quando os estudantes comentam sobre a presença étnica na página social deste veículo de comunicação e não é diferente em outros, deslocamos o nosso foco para outros temas, que com certeza irá render muitas conversas, debates, leituras e pesquisa. É importante discutir esta constatação feita pela Tainara, pela Ana e pela   Caroline considerando que o Brasil é o país que tem a maior população negra fora do continente africano.
 
A fala das estudantes instiga-nos a refletir:
"Quais os espaços sociais das etnias no Brasil"?
"Que fatores históricos foram determinantes para o mapa étnico social do Brasil de hoje"?
"O que percebemos em nosso cotidiano referente a abordagem deste tema"?
"Quem são nossos heróis? O que nos motiva a referendá-los"?
  
Texto e fotos: Maria Ester

Nenhum comentário:

Postar um comentário