Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

domingo, 3 de julho de 2011

O retorno, após uma pausa, para cuidar da saúde

Nos dias 27 a 29 de junho não desenvolvi o trabalho com a turma. Neste período estive afastada, por estar em repouso de saúde, faz parte também. Na quinta-feira, dia 30 de junho retornei as atividades. Já havia recebido alguns telefonemas, por parte dos alunos e alunas, numa demonstração de carinho e preocupação com a minha saúde. Estávamos com saudades recíprocas. No primeiro contato, muitas falas, reclamações, algumas reflexões considerando alguns fatos relatados. Nestes momentos percebo o "quanto" a turma cresceu. Embora, algumas posturas não tenham sido louváveis, fico gratificada em constatar que aqueles e aquelas que não se portaram, em observância ao que temos construído manifestaram-se, não necessitando que outros colegas o fizessem. É uma caminhada de "idas" e "vindas", e que está relacionada à vida. Nunca estamos prontos ou prontas, estamos sempre em movimento "para".... Na sexta-feira, tivemos a aula! (Risos), podemos superar a nós mesmos. Como diz a garotada, "eu me puxei". No inicio fiz uma abordagem, com vários enfoques, mas que remetia ao cuidado, em relação a eles e elas e ao outro também. Neste sentido, discorri sobre a gripe A, o tempo (há tempo para todas as coisas), higiene, relacionamentos e as influências de grupo que algumas vezes nos levam a caminhos sem volta. A abordagem contou com as intervenções do grupo. Como é sexta-feira e o lanche é livre, sugeriram, que fosse coletivo. Neste dia, tivemos 20 estudantes presentes, 6 faltaram. As faltas estão relacionadas ao frio intenso e a chuva. O pessoal da cozinha fez uma bacia de pipoca (risos, não sobrou nada). Também tivemos o lanche saboroso oferecido pela escola. Até eu fiz uma "boquinha". Acreditem, risos, deixei o meu almoço em cima da mesa, em casa, é  a idade chegando. Na continuidade da aula, contei a história bíblica "O Filho Pródigo" e realizaram atividades de matemática.




Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário