Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

domingo, 22 de julho de 2012

Projeto Jornal NH: os espaços étnicos nas páginas sociais

Na sexta-feira, dia 20 de julho, dia do amigo foi encerrada as atividades da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Na oportunidade, a Secretaria de Educação e Desporto(SMED), de Novo Hamburgo promoveu o XII Fórum de Educação. Este evento tem como propósito oportunizar aos professores e às professoras a socialização das experiências vivenciadas em sala de aula. Durante o dia foram realizadas rodas de conversa, palestras, exposição de banner's e oficinas.





Roda de conversa
Na sala 249 apresentei o projeto "Jornal NH: os espaços étnicos nas páginas sociais". Em torno de 25 professoras e1 professor acompanharam a explanação, que foi mediada, pela  Gerente da SMED Professora Doutoranda Eliane Anselmo. O projeto relata a experiência vivenciada, pelo 4º ano C, referente ao Projeto Jornal na Sala de Aula. Este projeto tem nos proporcionado momentos de reflexão, de exposição oral, de criticidade, de trocas e de argumentação. As discussões das diferentes editorias do jornal NH marca os encontros das segundas-feiras. Há 2 meses esta proposta estendeu-se essencialmente, para a página 31. Ela reporta-se à página social. Na avaliação inicial, os estudantes e as estudantes referiram que a página apresenta pessoas bonitas, legais, interessantes e importantes. O que expressaram deu lugar a outro questionamento: quem são pessoas importantes? Este questionamento deu lugar a várias respostas, que determinou muitas reflexões.

O que sentem falta na página 31?
Mencionaram a falta de crianças, de pessoas negras e indígenas. As exposições das estudantes e dos estudantes provocou uma estrevista com a editora da página jornalista Karina Moraes. As respostas da jornalista  desencadearam discussões, construções textuais e comparações com outros meios  midiáticos. Os espaços étnicos nas páginas sociais dos jornais suscitou várias discussões. Esta experiência foi contada, para os colegas, nesta roda de conversa. O trabalho está em processo de construção. Há cada encontro surgem novas reflexões, que tem contribuído no desenvolvimento do trabalho de sala de aula. Este projeto articula-se com outras propostas de trabalho, como "Gêneros textuais", parceria entre a SMED e a Unisinos. Também o projeto "Leitura e Escrita", tem sido muito importante. Apresentei alguns pensamentos retirados dos livros: "O que é Mídia-Educação", de Maria Luiza Belloni" e "Mídia e Racismo", de Silvia Ramos, para refletirmos sobre o tema abordado. Eis os textos extraídos dos livros indicados:

"Meios de comunicação, silêncio e invisibilidade".

"Nenhum processo cultural de superação do racismo, de combate aos estereótipos e de luta contra a discriminção será realizado sem os jornais, a telvisão, as artes, a música".

"A imprensa não inventa ou não deveria inventar. Na verdade, ela reflete a sociedade como se fosse um espelho. Se a sociedade for racista, aparecerá uma imagem racista".

"Qual o papel da escola neste processo? Quem mais uma vez, educará os educadores? E quem forma os comunicadores?"

Texto: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário