Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra

 Grupo Gospel Jeová
 Plateia da escola, com a presença da "A Mais Bela Negra", de Novo Hamburgo, aluna do 1º ano da Escola Eugênio



Nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, a Escola Eugênio fez a abertura da Semana da Consciência Negra. Na oportunidade foi cantado o hino nacional, pela comissão responsável pela data e o Grupo Gospel Jeová apresentou duas músicas. O artesão Fernando Gladimir realizou uma oficina com o 4º ano D. Com o 4º ano C promovi uma contação de história, com a participação da boneca Luana, em alusão à história de "Luana", do autor Oswaldo Faustino. Na oportunidade reportei-me ao "porquê" da Semana da Consciência Negra. Também entregaram a pesquisa alusiva à data 20 de novembro, à lei 10.639/03, ao que seja quilombo e as cotas. Na sexta-feira estaremos discutindo o que foi colhido, pela turma. Esta temática está inserida no currículo da turma, ou seja, não é meramente a discussão numa data específica.


VINTE DE NOVEMBRO
Oliveira Silveira (poeta gaúcho idealizador da Semana da Consciência Negra)

Dia vinte de novembro
entre as palmeiras do Palmar,
último grito de guerra no ar.

Dia vinte de novembro,
entre as montanhas do Palmar,
os duros músculos do herói
guiando seu braço ágil
na luta desigual.

Dia vinte de novembro,
entre os riachos do Palmar,
o sangue-húmus de Zumbi
derramando-se ao chão
para fervilhar.

Dia vinte de novembro, entre mensagens do Palmar,
tambores de orgulho e brio
conclamando a lutar.
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Um comentário:

  1. Parabéns professora Maria Ester, pelo belo trabalho que desenvolves junto à comunidade de Novo Hamburgo. Sucesso guerreira.

    ResponderExcluir