Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

domingo, 13 de março de 2011

Visita Sócio-antropológica







































































































































































































































A visita sócio-antropológica faz parte da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. Nestas visitas a escola vai ao encontro das famílias, com o intuito de aproximar-se da realidade dos estudantes e fortalecer os vínculos. Nos dias 12  e 26 março toda a Rede Municipal de Ensino (RME) estará realizando as visitas. Neste sábado, dia 12 estive em três residências. Tinha me proposto a fazer 5 visitas, mas o tempo não possibilitou o intento. Uma das casas ficava distante da escola. Na oportunidade estive na casa da Juliana, Cristian e Diniffer. Em todas as visitas fui bem acolhida pelas famílias, que relataram que estes momentos são importantes no desenvolvimento do trabalho, junto a criança na escola.
No percurso percorrido, avistamos os morros que fazem parte do cenário,  uma bica de água, crianças correndo pela rua. Ao passar em frente as casas, às vezes surgia uma voz "oi professora". Eram as crianças da escola que davam a sua saudação.
Nas visitas que fiz tomei conhecimento de diferentes histórias, um menino que mora com o avô e tios, que perdeu a avó no ano anterior, de uma mãe que trabalha na construção civil, de uma mãe que participa do Departamento de louvor na sua Igreja. O carinho e atenção são nítidos nestes encontros, evidenciando a importância da escola, para estas comunidades.
Nos questionamentos feitos tomei conhecimento de algumas ações comunitárias no bairro, bem como alguns anseios, no que diz respeito a temas que as famílias gostariam que a escola abordasse.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Um comentário:

  1. Bom dia, Ester!
    Excelente iniciativa. É uma grande oportunidade para todos nós, que estamos de fora, enxergarmos a escola por dentro. E da própria escola ver a sua atuação de fora para dentro. A outra questão interessante, no meu modo de ver, é que a participação da família, de maneira objetiva, positiva e constante passa a ser uma realidade. Todos aprendem e crescem; e podemos acompanhar os desenvolvimentos, partilhando da solidariedade de buscar a vitória em conjunto.
    Abraços
    Marcelo de Quadro

    ResponderExcluir