Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

No dia em que lembramos a morte de Zumbi os estudantes do 4º ano C trabalham no Laboratório de Informática: Visita ao blog da escola e ao blog da turma. Na oportunidade deixam seus comentários.
Pesquisa:
- Palavras de origem africana e seus significados; 
- Quem é Manoel Soares?
- Quem é Raquel da Silva? (artista plástica hamburguense)
Em continuidade: jogos matemáticos
Ao retornarmos à sala conversaremos sobre o que foi pesquisado na internet e também farei uma reflexão sobre a data e sua importância na história do país. Em prosseguimento declamarei a poesia "Iola", de Edimilson de Almeida Pereira

Iola joga amarelinha,
o malmequer
e o bem-me-quer.

As conchas em seu cabelo
não são de mar.
De que serão?

Um viva para Iola,
que desceu do navio
e aqui chegou para brincar!

- Ó meninas e meninos,
quem sou eu?
Quem é meu pai?

Iola, não abemos,
mas não chore, por favor.

- Ó meninos e meninas,
quem sou eu?
Quem é meu pai?

- Iola, não sabemos,
mas seremos desde agora
seu bem-querer demais.

Um viva para Iola
e seus lacinhos de anis!
Uma vez tindolelê,
outra vez.  
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
Poesia: Edimilson de Almeida Pereira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário