Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

BOAS FESTAS!

Olá! Estamos em férias. Agradecemos a todos e todas, que prestigiaram o nosso blog, postaram mensagens, acompanharam nossas produções. Ao finalizar mais um ano letivo, agradecemos a Deus, por tudo que produzimos e vivemos. Em decorrência da falta de espaço, para postar fotos, criamos um novo blog. Prestigiem os nossos trabalhos finais, neste endereço:
4C2-ester.blogspot.com
A todos e todas, um Feliz Natal e um ano de 2013 repleto de realizações, em todas as áreas. Fraterno abraço, Professora Especialista Maria Ester Martins do Nascimento.  

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Estamos com novo endereço!

Olá pessoal! Tudo bem? Não teve jeito, tive que fazer outro blog. Encaminhei vários pedidos de socorro e nenhuma resposta. Mas, tenho no projeto Mídia e Educação, um menino que sabe tudo de internet. Valeu Paulo Abraão Lopes da Silva. Ele me deu a dica, para criar um blog, que dá continuidade ao que temos. Prestigiem o nosso blog, neste endereço: http://4c2-ester.blogspot.com.br/. Beijos no coração, Professora Maria Ester Martins do Nascimento.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Filme Lixo Extraordinário

Precisamente 8 dias faltam para o término do ano letivo. Nestes últimos dias estamos fazendo o fechamento dos projetos "ainda" em andamento. Os projetos não concluídos são:
- "Os espaços étnicos nas páginas sociais" - envio do e-mail para os integrantes do Conselho dos Leitores;
- Caderno do Dia a Dia e Relato de Micael e Micaela - fechamento das escritas, para a construção do livro da turma;
- Novo Hamburgo "minha cidade" - apresentação do data schow referente as diferentes abordagens da cidade, desenvolvidas pela turma, incluindo os depoimentos dos primeiros moradores do Loteamento Kephas;
- Apresentação dos curtas e das fotonovelas - trabalhos construídos em grupo;
- Envio de e-mail, para os palestrantes da Semana Farroupilha.
Na tarde, do dia 7 de dezembro assistimos o filme "Lixo Extraordinário", que aborda a obra de Vicky Muniz. Este filme finaliza o projeto sobre Sustentabilidade. No término do filme realizamos uma reflexão e para tema realizarão uma construção escrita, sobre o filme.
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: google não libera

Saúde Bucal e enfeites natalinos

A dentista Andreia esteve em nossa sala, no dia 5 de dezembro, para fazer uma exposição sobre a saúde bucal. Mostrou um filme à turma, fez uma demonstração sobre o modo correto da escovação e posteriormente fizeram a escovação orientada.
Em continuidade realizaram enfeites, para a árvore natalina e móbiles para a sala.
Texto: Maria Ester
Fotos: google não autoriza a inserção de novas fotos

Projeto Jornal na Sala de Aula e Laboratório de Informatica

Projeto Jornal na Sala de Aula
Nesta semana, excepcionalmente, o projeto Jornal na Sala de Aula aconteceu na terça-feira, dia 4 de dezembro, porque não tivemos aula na segunda-feira. Na oportunidade, solicitei:
- Leitura silenciosa;
- Levantamento dos assuntos, que julgam mais importante e a justificativa pela escolha;
- Análise da página 31, que refere-se ao projeto "Os espaços étnicos nas páginas sociais".
Após a realização das atividades propostas fizeram as explanações orais.
 
Laboratório de Informática
No Laboratório de Informática lancei estas propostas:
Pesquisa:
- O que é Natal?
- Quem são os personagens do Natal?
- Como o Natal é comemorado nos diferentes lugares do mundo?
- Todas as religiões comemoram da mesma forma o Natal? 
Observação: Em decorreência do tempo chuvoso, com relâmpagos e trovões não permanecemos no Laboratório de Informática. A atividade foi realizada, no Telecentro no dia seguinte. Foram bem interessante as falas proferidas, elas trouxeram muitas informações. O estudante Tailon relatou a experiência do seu pai, que morou durante 6 meses na China.
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: o google não está liberando 

Curso "Gêneros Textuais"

O Curso "Gêneros Textuais" promovido pela UNISINOS, em parceria com a Secretaria Municiapal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo encerrou as atividades, no dia 4 de dezembro, pela manhã. Na oportunidade foram apresentados alguns PPG'S, relacionados ao Domínio Narrar. Na verdade não apresentei o PPG, mas sim fiz um relato da construção da fotonovela produzida pela turma. Foi uma experiência muito boa, considerando que a turma visitou a UNISINOS. Na minha exposição li alguns textos produzidos pelos estudantes referente à Saída de Estudo à UNISINOS.  Vou postar alguns dos textos:
 
A Saída para a UNISINOS
 
Ana Maria dos Santos, 10 anos
 
Olá! Aqui quem fala é Ana Maria. Gostaria de contar que ontem nós fomos à UNISINOS aprender um pouco mais, sobre a internet. Nós aprendemos a fazer vídeos e teve três pessoas que nos orientaram, que era a Alessandra, a Vanessa e o Pedro. Ele e elas eram muito legais. Depois que nós fizemos todas estas coisas no computador, fomos lanchar. Comemos nosso lanche sossegado e caminhamos um pouco em cima da grama verdinha, verdinha. Tiramos fotos e voltamos à escola. Lá na UNISINOS era bem bonito, aquela grama, aquele lugar. Bah, nem sei como elogiar. Os trabalhadores devem ganhar bastante dinheiro, porque lá é um lugar exemplar, o chão brilhoso, as árvores voando, o lugar tranquilo. O lugar mais bonito que eu já vi. 
 
Visita à UNISINOS
 
Paola Nicole Pires Lobato, 10 anos
 
Eu gostei de ir na UNISINOS, porque nós podemos começar os nossos vídeos. Eu gostei muito como o Pedro, a Vanessa e a Alessandra nos atenderam. Eles foram muito gentis, para nos atender. Eles explicaram cada passo e a gente conseguiu fazer o nosso vídeo. Eu achei muito bonito o lugar e foi uma honra para todos do 4º  C ir na UNISINOS, num lugar acadêmico. E eles fizeram a honra de tirar os estudantes da sala, para botar nós naquela sala. Na ida à UNISINOS tivemos  a participação de outros colegas do projeto Mídia e Educação. Nós fomos convidados a voltar outra vez, quando os nossos vídeos estiverem prontos. Eu fiquei impressionada com o tamanho da UNISINOS. Eu gostei muito mesmo de tudo que tinha na UNISINOS e na hora do lanche eu fiquei olhando a paisagem, como eu estava honrada, por estar na UNISINOS.
 
Nossa Saída de Estudo
 
Bruno Rafael Brum dos Santos
 
Nossa turma do 4º ano C, da sora Ester foi a uma Saída de Estudo, na UNISINOS. Lá aprendemos muitas coisas na internet, com a ajuda da Vanessa, do Pedro e da Alessandra. Eles são muito legais. Os três me ajudaram muito no trabalho da fotonovela.
Depois nós fomos na lancheria da UNISINOS. Lá nós nos divertimos muito. Eu e o Rafael repartimos nossos lanches. O Rafael trouxe  duas torradas, dois pastéis, dois todynhos, um waffer e duas bananas. Eu trouxe uma bolachinha, um suco de manga e uma bolacha.
A sora tirou muitas fotos e a sora tirou uma foto com todos nós juntos. Foi tudo muito legal.

Conselho de Classe

Na segunda-feira, dia 3 de dezembro tive Conselho de Classe. A sala de aula nos proporciona diferentes momentos. Nisto consiste alegrias, dificuldades, aprendizagens, parcerias e constantes desafios. Avaliar é um destes desafios. Reprovar é horrível! Há 6 anos atuo no Ensino Fundamental e (risos) sou "obrigada" a enfrentar este momento. Mas, mudando de assunto, permitam-me uma pausa, para respirar com maior profundidade. Confesso que ando muito decepcionada, com os rumos da educação. O que me assusta na verdade, não é a sala de aula. Ela me encanta, me impulsiona, me instiga, me move. O que me assusta é a mesmice, o desânimo, o abandono, a desesperança. É lógico que, FELIZMENTE, não é unanimidade. Mas, cansa, cansa, cansa, cansa, cansa, cansa,  cansaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!   

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Desfile Afro

O  tapete vermelho, a decoração do espaço, o colorido das roupas, os enfeites de cabelo, os turbantes, os colares, os brincos e as pulseiras diversificadas formaram o cenário do I Desfile Afro da Escola Eugênio Nelson Ritzel. As atividades fazem parte do Projeto Personalidades Negras realizado, pelo 4º ano C. O Desfile Afro foi coordenado, pela artista plástica Raquel da Silva e assessorado, por sua mãe, Bernadete da Silva.  O Assessor da Secretaria Municipal de Educação Evandro Fernandes prestigiou o evento. Em torno de 40 crianças desfilaram. Alem do 4º ano C participaram estudantes do turno da manhã. Os profissionais da escola que participaram foram a professora Margarida Marília da Sila, professor Marco Fröes, professora de Educação Física Tatiane Barcelos e professora Maria Ester Martins do Nascimento. Após o desfile a artista plástica Raquel da Silva realizou algumas caricaturas. Como convidado também tivemos a participação do artista plástico Carlos Alberto de Oliveira, mais conhecido com Carlão.
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento 

URGENTE: Preciso de ajuda!!

Olá pessoal! Tudo bem? Estou com um problema: não estou conseguindo postar as fotos no blog. Imaginem só! Pois é, tenho imagens belíssimas dos projetos que estamos desenvolvendo e não estou conseguindo divulgar, pois o google não está mais liberando, mesmo que não tenha excedido o meu espaço disponível. Algumas fotos estão no meu face particular. Quem tiver alguma dica, que possa ajudar-me a solucionar o problema, por gentileza repassem. Grata, Maria Ester.

Projeto Personalidades Negras

A música faz parte da nossa vida. Em diferentes momentos ela nos acompanha. Ela apresenta ritmos, melodias e mensagens para todos os gostos. Neste sentido, podemos afirmar que ela tem papel social. Cientes desta importância convidamos o maestro Sérgio Costa e a maestrina Jandira da Costa, para falar aos estudantes sobre o trabalho que desenvolvem. Eles são regentes da orquestra Lírio dos Vales, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Há 4o anos ensinam música. "Muitas gerações já passaram por nós. Sinto-me realizado, porque a música me proporcionou tudo o que eu queria", resumiu Sérgio. Para este bate-papo também contamos com a presença do Assessor da Coordenadoria de Igualdade Racial e Presidente da Escola de Samba "Império São Jorge" Cléber Moreira. Ele relatou sobre a importância do estudo, seus sonhos e seu trabalho de incentivo a outros jovens negros. Na oportunidade recebemos a turma do 4º ano D coordenada pelo professor Marco Fröes. Os estudantes realizaram vários questionamentos. Fröes participou da mesa de explanação.
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento

Personalidades Negras

Nesta quarta-feira, dia 28 de novembro recebemos na sala 15, da Escola Eugênio Nelson Ritzel o cantor, músico e intérprete de Escola Samba, integrante do Grupo "Turma do Astral" Lú Astral. Na sua fala Astral contou aos estudantes e às estudantes sobre sua trajetória musical e o que o motivou para a música. Também mostrou alguns vídeos relacionados as suas atividades. A turma gostou imensamente da sua fala. Também deu uma "canja", cantando algumas músicas e tocando pandeiro. Lú Astral respondeu vários questionamentos feitos, pelos estudantes e pelas estudantes.
Texto: Professora Maria Ester do Nascimento

Visita a 30ª Feira Regional de Novo Hamburgo

Nesta segunda-feira, dia 26 de novembro visitamos a 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Na oportunidade os estudantes do 4º ano C e os estudantes do 5º ano D participaram da roda de conversa com o escritor Kalunga. Posteriormente visitaram as bancas de livros. Alguns compararam livros, outros não. 
Texto: Maria Ester do Nascimento

Curso sobre a temática negra e entrega de livro

Na segunda-feira, dia 26 de novembro, participei de um curso na UFRGS referente à Lei 10.630/03. Bem, ao ouvir o relato dos palestrantes cheguei a seguinte conclusão, aliás, faz tempo que desconfiava disto. Acontece nos cursos de formação, o mesmo que ocorre nas escolas referente à Lei 10.639/03 e 11.645/08. Ou seja, cumpre quem quer. É lei, ou não é? Uma certa feita, um juiz me disse: "lei é para ser cumprida e não discutida". Pois é, ... E o mais interessante, que estas instituições mantem paralelamente departamentos e cursos referentes à temática, com recursos públicos. Na minha opinião estes investimentos governamentais deveriam estar condicionado ao cumprimento da lei, nos currículos de formação destas instituições. Como diz uma amiga: "aqui há trezentos anos continuarão produzindo os cursos e mantendo os departamentos, para preencher a lacuna deixada nos cursos que a própria instituição oferece". Na oportunidade também recebemos o livro Procedimentos Didáticos Aplicáveis em História e Cultura Afro-Brasileira. Aos profissionais que trabalham nos departamentos paralelos o meu respeito, pela luta pela inserção desta temática na academia. As instituições acadêmicas "nada", pela manutenção de um ensino excludente.
A todos e todas um bom dia! Fraterno abraço, Maria Ester Martins do Nascimento. 

sábado, 24 de novembro de 2012

I Mostra Experimental de Curtas-Metragens

Nos dias 22 e 23 de novembro ocorreu em Novo Hamburgo a I Mostra Experimental de Curtas-Metragens. O evento foi uma iniciativa da Gerência de Inclusão e Diversidade, da SMED de Novo Hamburgo. O 4º ano C representou a Escola Eugênio Nelson Ritzel, com a apresentação dos curtas: "A Diversidade Étnica", "O Poder das Palavras", "Os Diferentes Sons" e "Movimento e Expressão". Na parte da manhã do dia 23 de novembro tivemos a apresentação do curta "A Diversidade Étnica", no Cinespaço Bourbon Shopping Novo Hamburgo e na parte da tarde do mesmo dia, os demais curtas, no Teatro Pachoal Carlos Magno. Ao todo foram apresentados 25 curtas. Na apresentação do Cinespaço levei a estudante Ana Maria dos Santos, para representar a turma. Na parte da tarde levei toda a turma para apreciar os trabalhos no Teatro Carlos Magno. Foi uma aventura, pois fomos de ônibus da linha. Imaginem! A I Mostra foi um sucesso! 
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento 

Palestra na Salgado Filho, na Programação da Semana da Consciência Negra do município

Na quinta-feira, dia 22 de novembro realizei um relato das experiências de sala de aula referente à Lei 10639/03. A atividade foi realizada na Escola Senador Salgado Filho, no Bairro Canudos. Na oportunidade conversei com os estudantes do noturno. Um número expressivo de estudantes participaram da atividade. Iniciei os trabalhos, com a contação da história "Entremeio de Babado", de Patrícia França. Posteriormente apresentei as experiências dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes alusivo à lei mencionada. Este evento fez parte da Semana da Consciência Negra, do município de Novo Hamburgo.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Programação da Semana da Consciência Negra 2012


Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir”.
Nesta perspectiva, os estudantes e as estudantes do 4º ano C, pesquisarão na internet sobre personalidades negras da história e da comunidade. Desta forma, também estaremos desmitificando a ideia de que as personalidades importantes “apenas” encontradas em livros, na tela da televisão, nos outdoor da cidade ou nas capas de revistas.
Objetivos
  • Valorizar os diferentes saberes;
  • Resgatar as brincadeiras infantis;
  • Compreender a importância dos diferentes grupos étnicos na formação do povo brasileiro;
  • Conhecer a contribuição das personalidades negras da história e da comunidade, em que vivem;
  • Desenvolver a cirticidade mediante as discussões estabelecidas;
  • Conhecer a resistência negra em diferentes períodos da história.
Escola Municipal de Ensino Fundamental
Eugênio Nelson Ritzel

PERSONALIDADES NEGRAS

Professora Especialista Maria Ester Martins do Nascimento
Data: 05 a 30 de novembro de 2012
Local: Sala 15
Turma: 4º ano C
Horário: 13h e 05min às 17h e 05min

Programação:

05 a 09 de novembro
Horário: 13h e 15min às 15h
Apresentação das personagens negras e criação de fotonovela;

12 a 14 de novembro
13h e 15min às 15h
Resgate de Brincadeiras de origem africana e Contação de história;

19 a 23 de novembro
Horário: 13h e 15min às 15h
Sessão de Cinema e Vídeo Heróis de todo mundo, do Projeto “A Cor da Cultura”;

28 a 30 de novembro: Roda de conversa com personalidades negras

28 de novembro
Horário: 13h e 30min às 15h
Apresentação cultural
Coordenador da Coordenadoria de Igualdade Racial Acadêmico de Serviço Social Eduardo Gomes da Silva/Tamborero, Cantor da Banda de Pagode e puxador da Escola de Samba Cruzeiro do Sul Lú Astral, Mestre em Capoeira Davi.

29 de novembro
Horário: 13h e 30min às 15h
Apresentação cultural: Fotonovela da história “Pretinha, Eu?”
Maestro da Banda Lírio dos Vales, Músico Sérgio Costa e Maestrina Jandira da Costa; Coordenador do Campeonato
Municipal de Futebol e Assessor da Coordenadoria de Igualdade Racial Cléber Moreira e o Diretor de Programas de Prevenção à Violência ligada ao Gabinete do Prefeito, Sociólogo Mauro Silva.

Horário: 16h às 17
Apresentação cultural
Coordenador da CUFA (Central Única das Favelas), Jornalista da RBS/TV Manoel Soares

30 de novembro
Horário: 13h e 30min às 15h
Artista Plástica, Acadêmica em Artes Visuais na Feevale Raquel da Silva apresenta Desfile Afro e o Artista Plástico Carlos Alberto de Oliveira apresenta suas obras.



20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

No dia em que lembramos a morte de Zumbi os estudantes do 4º ano C trabalham no Laboratório de Informática: Visita ao blog da escola e ao blog da turma. Na oportunidade deixam seus comentários.
Pesquisa:
- Palavras de origem africana e seus significados; 
- Quem é Manoel Soares?
- Quem é Raquel da Silva? (artista plástica hamburguense)
Em continuidade: jogos matemáticos
Ao retornarmos à sala conversaremos sobre o que foi pesquisado na internet e também farei uma reflexão sobre a data e sua importância na história do país. Em prosseguimento declamarei a poesia "Iola", de Edimilson de Almeida Pereira

Iola joga amarelinha,
o malmequer
e o bem-me-quer.

As conchas em seu cabelo
não são de mar.
De que serão?

Um viva para Iola,
que desceu do navio
e aqui chegou para brincar!

- Ó meninas e meninos,
quem sou eu?
Quem é meu pai?

Iola, não abemos,
mas não chore, por favor.

- Ó meninos e meninas,
quem sou eu?
Quem é meu pai?

- Iola, não sabemos,
mas seremos desde agora
seu bem-querer demais.

Um viva para Iola
e seus lacinhos de anis!
Uma vez tindolelê,
outra vez.  
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
Poesia: Edimilson de Almeida Pereira  

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Brincadeira de origem africana: pular elástico







Fotos:

História "Entremeio sem babados", de Patrícia Saldanha





Fotos: Maria Ester

Brincadeira de origem africana: 5 Marias






Na quarta-feira, dia 14 de novembro, realizamos a brincadeira das 5 Marias. Esta atividade contou com a participação das famílias. Há alguns dias tinham recebido esta tarefa extra-classe.  
Texto e fotos: Maria Ester

Filmagens e fotos para a fotonovela da história "Pretinha, Eu?"



 Fotos: Maria Ester do Nascimento



Laboratório de Informática




Fotos: Maria Ester do Nascimento

Produção da fotonovela "Não é o fim do mundo"


Fotos: Maria Ester 

Projeto Jornal na Sala de Aula








Fotos: Maria Ester do Nascimento




Fotos: Maria Ester

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Brincadeiras africanas



 Atividade desenvolvida no dia 12/11/12.
Fotos: Maria Ester

Brincadeira de origem africana: Sapata, também conhecida como Amarelinha



Atividade desenvolvida no dia 12 de novembro.
Fotos: Maria Ester

Brincadeiras de origem africana







 

A capoeira faz parte do dia a dia de algumas crianças. Para esta atividade contamos com a participação do Guilherme Machado Alves, que participa do Projeto Vida; Bruno Rafael Brum dos Santos e Mateus Henrique Vieira, que praticam na Escola Estadual Kurt Walzer e Tailon Riquelm, o aprendizado se deu no período em que morou em Salvador, na Bahia. Percebemos a diversidade de informações e evivências. O pandeiro foi tocado por Eduardo, Bruno, Daniel, Guilherme e Tailon. (12/11/12)
Texto e fotos: Maria Ester