Carolaine entrevistando adolescentes kaingang
Jailana entrevistando meninas kaingang
Artesanato indígena
Professor Marco Antônio e estudantes na chegada à Aldeia Por fi
Dança indígena apresentada por crianças e adolescentes
Menino kaingang
A visita a Aldeia Por fi foi bastante significativa, para os meninos e meninas do 4º ano C. Foram momentos de aprendizagens, trocas, solidariedade, encontro de interesses, brincadeiras, descobertas, afeto. Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, oportunizei em aula um espaço para expressarem suas impressões sobre a presença na aldeia. Destaco a seguir o que disseram, no que se refere aos questionamentos feitos: Como foi a experiência na Aldeia kaingang? O que mais lhes chamou a atenção?
Por unanimidade todos disseram que gostaram da visita, usaram as expressões: "foi legal, muito bom, tri, gostei, legal".
Destaque ao que gostaram: "campo de futebol (jogo com os meninos kaingang), as apresentações de dança, as crianças, o momento da merenda (partilharam a merenda com as crianças kaingang - momento de carinho), subir nas árvores, os cachorros, "os cahorros são os guardas da aldeia", Igreja, pão na cinza, a língua deles, a escola, "fiquei impressionada, porque eu só havia visto índio falando na televisão, fiquei impressionada em ver o professor kaingang e o cacique falando na língua deles", as danças, a fala do cacique, pequenique no campo de futebol".
Neste encontro também tiveram a oportunidade de entrevistar os indígenas, na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, estaremos realizando um seminário para apresentarmos os resultados destas entrevistas. Algumas crianças foram alem do que havíamos nos proposto em aula. Elas questionaram sobre o significado dos seus nomes. Eis alguns:
Jailana - "remédio do mato". A Jailana perguntou os da família também, da sua mãe Simone, flor de liz, da sua irmã Dienifer, beija-flor.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento
Professora Ester gostei das fotos do centro de Novo Hamburgo. Maiara
ResponderExcluirPROFESSORA ESTER ESSE DIA FOI MUITO LEGAL MESMO
ResponderExcluirASS. MELISSA