Projeto: Indígenas Kaingangues, da Aldeia Por fi, em São Leopoldo
Duração: 2 semanas, com perspetiva de abordagem ao longo do ano, considerando que a temática está inserida na proposta do trabalho que desenvolvo, baseado nas leis 10.639/03 e 11.645/08.
Justificativa
A historiografia brasileira, de uma forma geral privilegia o ensino da cultura eurocêntrica. No Estado do Rio Grande do Sul constata-se que o seu desenvolvimento tem sido atrelado a constituição étnica européia, o que vem em prejuízo as outras etnias formadoras, no caso a negra e indígena. Neste sentido julgo importante a inclusão do estudo de todas as etnias, nesta oportunidade tendo como foco a etnia indígena Kaingang. O estudo desta etnia justifica-se também, pelo fato de sua comunidade fazer parte do contexto de nossa cidade, na venda de artesanato. E, também, porque o aluno Estevão é filho de um indígena.
Objetivos
- Respeitar a diversidade étnica e cultural, com o intuito de acolher o outro;
- Compreender a história da comunidade indígena, no que diz respeito aos seus costumes, suas lutas, sua sobrevivência e a contribuição na alimentação, vestuário, costumes e cultura;
- Conhecer os órgãos relacionados aos indígenas, como a Funai (Fundação Nacional do Indio) e o COMIN (Conselho de Missões Indígenas);
- Conhecer o Estatuto do Índio, que prescreve a Lei nº 6.001, de 19 de dezembro de 1973;
- Conhecer o dia a dia da comunidade Kaingang, da Aldeia Por fi, em São Leoplodo;
- Refletir sobre a situação dos indígenas no Brasil.
Atividades
Roda de conversa, para identificar o que as crianças sabem sobre os indígenas;
Exposição sobre os indígenas no Brasil e Rio Grande do Sul, detendo-se especificamente aos indígenas Kaingangues;
Mostra de vídeo e fotografias dos Kaingangues, de São Leopoldo;
Preparação de perguntas, para serem formuladas aos indígenas Kaingangues;
Visita à Aldeia "Por fi", em São Leopoldo;
Coleta dos materiais recolhidos pelas crianças nas entrevistas feitas;
Realização de um seminário sobre os indígenas Kaingangues.
Recursos materiais e humanos, a saber:
Indígenas Kaingangues, fotografias, vídeos, canções, folha de ofício, artesanato dos indígenas, livros, revista do COMIN, lápis de cor e de cera, tinta têmpera, câmera digital e outros materiais que surgirem ao longo do projeto.
Provando o pão na cinza (2009)
.Mulheres Kaingang preparando o pão (2009)
Texto: Maria Ester do Nascimento
Parabéns pelo projeto sobre os povos indígenas! Sabemos como é importante valorizar esse povo que sofre tanto com a discriminação e também com a falta de respeito por sua cultura.
ResponderExcluirUm grande abraço
Milene
Obrigada querida Milene, por prestigiar o nosso blog. Grande abraço a você e a sua turma, 4º ano C e professora Maria Ester.
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