Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MV Bill na Feira do Livro de Novo Hamburgo

MV Bill, Mensageiro da Paz estará na Feira do Livro de Novo Hamburgo, no dia 7 de outubro, às 15 horas, no Centro de Cultura. A Feira do Livro acontece dos dias 6 a  22 de outubro.
Foto: Internet

Escovação orientada pela dentista Andreia




A dentista Andreia esteve em nossa sala, no dia 28 de setembro, cumprindo uma agenda da escola, referente aos cuidados com a saúde bucal. Neste sentido apresentou um vídeo, conversou com os estudantes e realizou a escovação.
Fotos: Maria Ester do Nascimento

Reunião do Conselho do Orçamento Participativo

 Secretário Roque Werlang e Prefeito Tarcísio Zimmerman
 Conselheiros e Conselheiras do Orçamento Participativo
Nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, reuniu-se no Auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry os Conselheiros e as Conselheiras do Orçamento Participativo. O Prefeito Municipal de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmerman prestigiou o encontro. As reuniões acontecem às quartas-ferias, e tem como objetivo discutir o orçamento das demandas mais votadas. Estas discussões antecedem o envio, para a Câmara de Vereadores, para serem votadas.  
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Jornal Polegar contempla trabalho desenvolvido, pelo 4º ano C, com a presença da griô Jaci Nascimento

 Vice-diretora Susana e o Jornalista Marcelo Quadros
Presidente da APEMEM João, vice-diretora Susana, amigo da escola Israel e o jornalista Marcelo Quadros
O Editor do Jornal  Polegar, jornalista Marcelo de Quadros esteve na Escola Eugênio Nelson Ritzel, no dia 27 de setembro. Na oportunidade, ele fez a entrega de alguns exemplares do Jornal Polegar à vice-diretora Susana. Nesta edição a escola foi contemplada no espaço "Gente", com a presença da avó e bisavó da estudante do 4º ano C, Crystielen. A reportagem faz menção a griô Jaci do Nascimento, 86 anos, quando esteve visitando a turma.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Grupo de coreografia gospel


A coreógrafa Renata está ensaiando "muito" com o 4º ano C.
Fotos: Maria Ester do Nascimento

domingo, 25 de setembro de 2011

Entrevista com a Diretora Catherine Thumé

A Escola Eugênio Nelson Ritzel tem recebido algumas melhorias. Tal fato, tem empolgado a turma do 4º ano C, pois quando realizamos uma discussão preparatória, para a votação do Orçamento Participativo na escola, a turma elencou várias solicitações, que foram entregues à diretora Catherine Thumé. Neste sentido, toda a mudança que acontece motiva-os, no sentido de que estão ocorrendo melhorias na escola.   Os vidros foram colocados, o portão principal foi trocado, algumas salas foram pintadas, 2 balanços já fazem parte da rotina do recreio. É claro, que a maior expectativa é a construção da nova escola,  votada no Orçamento Participativo, de 2010. Na sexta-feira, dia 16 de setembro um grupo de estudantes do 4º ano C entrevistaram a diretora da escola. Eis a entrevista:
Catherine Thumé, 40 anos. Ela é formada em Magistério Licenciatura em Educação Artística. Nasceu na cidade de Agudo. Leciona há 22 anos, destes 21 anos, na Escola Eugênio Nelson Ritzel. 
Por que escolheste a profissão de professora?
A minha mãe já era professora. Aprendi com ela o gosto, pela profissão. Eu ia com ela, na escola e gostava muito.

Como é ser diretora no Kephas?
É bom, é trabalhoso, temos muitas responsabilidades, mas recompensa.

Como te sentiste, quando falaram mal da escola no Jornal Nacional?
Muito triste e muito braba, porque eles falaram as coisas ruins e não as coisas boas.

Que melhorias a escola já realizou neste ano?
Compramos materiais para a cozinha, a Prefeitura colocou os vidros nas janelas e portão, Também estamos montando a praça, já colocamos 2 balanços.

Que melhorias ainda serão realizadas na escola?
Vamos colocar mais brinquedos nas pracinhas, brinquedos nas salas, mais materiais para a cozinha. E, temos a previsão da construção de uma nova escola, esta  é uma reivindicação da comunidade, na votação do Orçamento Participativo, de 2010. E a troca do telhado do ginásio, votada no Orçamento Participativo, de 2011.

Qual o maior potencial da escola?
O maior potencial são os alunos, pela capacidade que eles tem de criar. Acredito muito neles. 
Diretora da Escola Eugênio Nelson Ritzel Catherine Thumé


Juliana Vitória

Jiliana e Diretora Catherine
Lauana e Crystielen
Crystielen, Carolaine e Dieniffer
Carolaine e Dieniffer

(Entrevista por: Amanda, Carolaine, Crystielen, Dieniffer, Jailana, Jiliana, Juliana Vitória e Lauana; Fotos: Adão Conceição)

sábado, 24 de setembro de 2011

Imagens da Festa Farroupilha na Eugênio

 Hora do almoço
 Crystielen
 Igor (5º ano)
 Alunos do 5º ano
 Professor Marco Antonio e Orientadora Eliane Ermel
 Tati e Marco
 Rodrigo, Tati e Marco
Professora Ana
Fotos: Maria Ester do Nascimento

Semana Farroupilha na Escola Eugênio Nelson Ritzel

 Estudantes do 4º ano C e o estudante Igor, do 5º ano apresentando poesias sobre os indígenas e sobre os Lanceiros Negros 
 Ex-professor da escola declamando
 Grupo folclórico da escola


 Carolaine falando sobre os indígenas 
Jiliana
Neste sábado, dia 24 de setembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel promoveu um carreteiro e apresentações culturais, referente à Semana Farroupilha. Um grupo de meninas do 4º ano C apresentou 2 poesias alusivas ao tema da Semana Farroupilha "Minhas Raízes". Também tivemos a participação do estudante Igor, em substituição à estudante Dieniffer, que não compareceu. Tivemos neste encontro a participação do grupo folclórico da escola, coordenados pela professora Walesca, estudantes da escola  e comunidade. A festa estava muito animada.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conselheiros e Conselheiras do Orçamento Participativo Debatem sobre aplicação das verbas


Secretário Roque Werlang
O tema diz respeito à escola, por isso julgo importante disponibilizar esta informação no blog. Nesta quarta-feira, dia 21 de setembro os Conselheiros e as Conselheiras do Orçamento Participativo de Novo Hamburgo reuniram-se no Auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, para discutir sobre as verbas a serem aplicadas. Na oportunidade o Secretário Roque apresentou os valores, destinados às 12 regiões, para a área da educação. A Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel está relacionada. Tal fato, deve-se a sua indicação no ano de 2010 e no ano de 2011, pela comunidade. Há um clamor por parte da comunidade, para a construção de uma nova escola e a troca do telhado do ginásio. Estamos todos e todas empenhados (as) nesta conquista, para o Kephas.
Texto e foto: Maria Ester Martins do Nascimento

O que está acontecendo?

O otimismo e a luta por uma educação, que garanta vez e voz a todos e todas  tem sido minha bandeira ao longo da minha vida profissional. Atualmente, estou encaminhando papéis relacionados a minha aposentadoria. Risos, já choquei algumas pessoas com esta informação. Mas, vamos ao que interessa no momento, ou melhor ao que desejo compartilhar com aqueles e aquelas que acompanham o nosso blog. Os últimos acontecimentos relacionados à educação e alguns episódios acontecidos na minha escola tem abalado-me profundamente. Em meio a este vendaval, que às vezes abalam nossas crenças, quero continuar acreditando. Que DEUS proteja nossas crianças e nos ajude a lutar e trabalhar, pela educação.
Texto: Maria Ester do Nascimento 
 Jailana


 Vice-diretora Susana
 Professora Maria Ester


 Retorno à escola


A saída de estudo ao MCT PUCRS foi possível aos 40 estudantes, da Escola Municipal Eugênio Nelson Ritzel graças a um projeto oferecido, por esta instituição as escolas, que encontram-se em espaços de vulnerabilidade social.  Nesta perspectiva os estudantes foram isentos do pagamento da entrada ao museu, do transporte e da alimentação. Os 40 estudantes não tiveram nenhuma despesa. Tal iniciativa contribui, para que crianças e adolescentes tenham acesso à ciência e à tecnologia. É um projeto de inserção social. Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro realizamos em sala de aula uma avaliação da saída e também promovemos um debate sobre o que foi visto, sobre as aprendizagens que o momento possibilitou. O relato da turma foi comovente. Valeu a correria, para garantir esta oportunidade. UFA, mais uma missão cumprida.
Informações: www.mct.pucrs.br
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

MCT PUCRS

 Carolaine participando do Schow de Eletrostática
 Jiliana
 Diego e Álefe
 João e grupo de estudantes
 É hora do lanche!
 Grupo de professores saboreando o delicioso lanche

 Álefe
 Diego
Professora Maria Ester

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC é um museu brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre, na avenida Ipiranga 6681, prédio 40, no bairro Partenon, junto à PUCRS. O horário de visitação é de terças-feiras a domingos, das 9h às 17h.


Foi inaugurado no dia 9 de dezembro de 1998. É o único museu interativo de ciências naturais na América Latina e um dos melhores do mundo, propondo atividades para todas as idades e mostrando áreas de experimento-atrações sobre o Universo, a Terra, Ambiente e o Homem, dentre outros. A área de exposição permanente ao público conta com cerca de 700 experimentos interativos, cobrindo inúmeras áreas do conhecimento. O próprio visitante pode participar das experiências que resultaram no atual conhecimento científico. O acervo permanente inclui alguns milhões de peças e apresenta uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o país. Destacam-se as peças paleontológicas que remontam a milênios, uma grande exposição de aves e animais empalhados e os recursos minerais brasileiros, com algumas milhares de amostras.
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento