Juliana Lopes e Gabriela registrando as informações repassadas por Marcos
À caminho de Ivoti
Marcos dá acolhida à turma
Os múltiplos significados dos espaços da Colônia Japonesa
À caminho de Ivoti
Marcos dá acolhida à turma
Os múltiplos significados dos espaços da Colônia Japonesa
Caderno e lápis na mão, para não perder nenhuma informação
A tarde ensolarada do dia 2 de setembro marcou mais uma saída de estudo, para o 4º ano C. Nesta oportunidade rumamos, para a visitação do "Memorial da Colônia Japonesa", em Ivoti. A saída faz parte de nossa proposta de trabalho, de promover um currículo que contemple a diversidade étnica do Estado do Rio Grande do Sul. Na colônia japonesa fomos recebidos, por Marcos que discorreu sobre a história dos imigrantes japoneses, em Ivoti. Os olhares curiosos diante dos utensílios e artesanatos, o contato com a natureza do lugar contribuíram para o interesse evidenciado nos questionamentos feitos e nos registros, nos cadernos . Também participou do encontro uma senhora japonesa, que falou em japonês, algumas palavras que foram solicitadas, por alunos e alunas. Marcos relatou, que em 1966 26 famílias formaram, o que hoje é chamado de Colônia Japonesa. Estas famílias dedicaram-se à produção agrícola, principalmente de uvas e hortaliças, chegando inclusive a formar uma Cooperativa, para comercializar a produção e fomentar o crescimento econômica das famílias de forma unida. "Atualmente, as novas gerações dedicam-se ao plantio de flores, com aplicação das novas tecnologias", comenta Marcos. Ele ressalta, que as novas tecnologias são responsáveis, pela ocupação dos jovens em outras frentes de produção. Os japoneses buscam preservar as tradições culturais de seu país de origem, repassando as novas gerações os hábitos como o Karaokê, a dança e o teatro. A língua materna também faz parte do cotidiano das famílias.
Mais informações: www.ivoti.rs.gov.br
Mais informações: www.ivoti.rs.gov.br
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento
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