Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Evandro Fernandes fala sobre a imigração alemã


 Assessor da Área Sócio-Histórica Professor Me. Evandro Fernandes




 Apresentação cultural
 Grupo folclórico do Projeto Mais Educação, coordenados na "ocasião", pela professora Waleska
Quem não é de Novo Hamburgo levante a mão? Com esta pergunta o Professor Me. Evandro Fernandes iniciou sua fala sobre à imigração alemã no Rio Grande do Sul. A turma do 4º ano C mencionaram inúmeras cidades, inclusive um outro país.  Os locais citados foram Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Guaíba e o Paraguai. "Por que vieram para Novo Hamburgo?", expressou Evandro. As crianças mencionaram a busca, por trabalho.  "Vocês também são imigrantes", disse Fernandes. A apresentação de Fernandes foi baseada em  imagens do passado e do presente. Para isto apresentou fotografias que remetiam a tempos distantes e outras da contemporaneidade. A turma ficou encantada com as imagens mostradas por Fernandes, quando esteve em 2010, na Alemanha, no período de dois meses estudando. Em sua fala Fernandes também faz referência a outras etnias formadoras da cultura gaúcha. O tempo de conversa com a turma, com certeza terão outros desdobramentos, sobre a temática, que não se esgota num encontro de 2 horas. Nesta oportunidade, também tivemos a participação do grupo folclórico da escola, que dançou duas músicas.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário