Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Roda de conversa com a jornalista Susi Mello


 Popinha em cena



Jornalista Susi Mello  explicando o processo da realização dos desenhos, pela artista plástica Ariadne Decker

 Crianças entregam um mimo a jornalista Susi













O 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel recebeu nesta quarta-feira, dia 11 de maio, a jornalista Susi Mello. Ela é editora da Popinha, do Jornal NH. A sua presença em nossa sala faz parte do Projeto Jornal na Sala de Aula. O projeto é trabalhado todas as segundas-feiras. Nestes encontros as diferentes páginas do jornal são debulhadas, pela turma. Há encontros que nos detemos numa "única" página em outros encontros, cada estudante busca os fatos, conforme seu interesse. Este projeto tem nos possibilitado muitas discussões em sala de aula, com observância aos diferentes olhares. No princípio a turma estava muito focada a fatos, relacionados a violência. Relegá-los ou fazer de conta que não existem não é a intenção, afinal fazem parte do cotidiano da sociedade. Mas, instigá-los a outros espaços é nosso papel. Neste sentido, a Popinha está sendo trabalhada. Nela são difundidas de forma lúdica e criativa, vários temas do interesse das crianças. Para compreender melhor sua realização e sua proposta convidamos sua editora, para participar conosco de uma roda de conversa. A turma havia há dias preparado-se para este momento. Em grupos realizaram questionamentos. Para a jornalista Susi é importate este espaço, pois dá voz as crianças. "É um espaço feito por elas", sintetiza Susi. Na roda de conversa tomamos conhecimento, de que a Popinha existe há 23 anos e também tem a participação da artista plástica Ariadne Decker há 22 anos, na construção da imagens. O encontro suscitou outros interesses e curiosidades. Algumas das perguntas feitas:
- Como você escolhe os temas da Popinha?
- Quanto tempo você trabalha no Jornal NH?
- Você gosta de fazer a Popinha?
- Como as crianças enviam as fotos, para a Popinha?
- Quem inspirou a criação da Popinha?
- Como você faz aqueles desenhos e numerais tão bonitos?
A turma gostou muito do encontro. Como expressou o Adão " foi show de bola".
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário