Na sexta-feira, dia 20 de julho, dia do amigo foi encerrada as atividades da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Na oportunidade, a Secretaria de Educação e Desporto(SMED), de Novo Hamburgo promoveu o XII Fórum de Educação. Este evento tem como propósito oportunizar aos professores e às professoras a socialização das experiências vivenciadas em sala de aula. Durante o dia foram realizadas rodas de conversa, palestras, exposição de banner's e oficinas.
Na sala 249 apresentei o projeto "Jornal NH: os espaços étnicos nas páginas sociais". Em torno de 25 professoras e1 professor acompanharam a explanação, que foi mediada, pela Gerente da SMED Professora Doutoranda Eliane Anselmo. O projeto relata a experiência vivenciada, pelo 4º ano C, referente ao Projeto Jornal na Sala de Aula. Este projeto tem nos proporcionado momentos de reflexão, de exposição oral, de criticidade, de trocas e de argumentação. As discussões das diferentes editorias do jornal NH marca os encontros das segundas-feiras. Há 2 meses esta proposta estendeu-se essencialmente, para a página 31. Ela reporta-se à página social. Na avaliação inicial, os estudantes e as estudantes referiram que a página apresenta pessoas bonitas, legais, interessantes e importantes. O que expressaram deu lugar a outro questionamento: quem são pessoas importantes? Este questionamento deu lugar a várias respostas, que determinou muitas reflexões.
O que sentem falta na página 31?
Mencionaram a falta de crianças, de pessoas negras e indígenas. As exposições das estudantes e dos estudantes provocou uma estrevista com a editora da página jornalista Karina Moraes. As respostas da jornalista desencadearam discussões, construções textuais e comparações com outros meios midiáticos. Os espaços étnicos nas páginas sociais dos jornais suscitou várias discussões. Esta experiência foi contada, para os colegas, nesta roda de conversa. O trabalho está em processo de construção. Há cada encontro surgem novas reflexões, que tem contribuído no desenvolvimento do trabalho de sala de aula. Este projeto articula-se com outras propostas de trabalho, como "Gêneros textuais", parceria entre a SMED e a Unisinos. Também o projeto "Leitura e Escrita", tem sido muito importante. Apresentei alguns pensamentos retirados dos livros: "O que é Mídia-Educação", de Maria Luiza Belloni" e "Mídia e Racismo", de Silvia Ramos, para refletirmos sobre o tema abordado. Eis os textos extraídos dos livros indicados:
"Meios de comunicação, silêncio e invisibilidade".
"Nenhum processo cultural de superação do racismo, de combate aos estereótipos e de luta contra a discriminção será realizado sem os jornais, a telvisão, as artes, a música".
"A imprensa não inventa ou não deveria inventar. Na verdade, ela reflete a sociedade como se fosse um espelho. Se a sociedade for racista, aparecerá uma imagem racista".
"Qual o papel da escola neste processo? Quem mais uma vez, educará os educadores? E quem forma os comunicadores?"
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
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