Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Um conde não real


Um poema em sala de aula gerou um questionamento: o que é conde professora? A explicação dada contrastou com as vivências do dia a dia da turma. Para Gustavo, conde tinha um outro significado: é uma fruta. Fruta?? Causou certo estranhamento, mas o menino foi categórico: "é uma fruta". "Lá em Dois Irmãos, na chácara onde meu vô trabalha tem. Pois bem, no dia 28 de março Gustavo trouxe a fruta, para mostrar para a turma.
Texto: Maria Ester do Nascimento 

sábado, 26 de março de 2011

Visita à casa do Bryan



"A educação é tudo. Ela está em primeiro lugar: pra saúde, pro trabalho, pra evitar a violência, para bem viver". Desta forma, Lidiane, mãe do Bryan define a importância da educação. Para ela Escola e família precisam caminhar juntas, para o êxito da educação das crianças.  Lidiane sugeriu que trabalhássemos ao longo do ano sobre bullyng e sobre a alimentação. A sugestão da mãe vem ao encontro de falas trazidas pela turma. Inclusive a aluna Jailana sugeriu a criação de uma peça de teatro sobre este assunto.     


Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento                     

Visita à casa do Adão

"Não há quem não o conheça na rua. Todos conhecem o Adãozinho, é assim que ele é conhecido", contou Eva, mãe do aluno Adão. A mãe é natural de Criciumal e o pai de Alecrim.  Há 15 anos moram no Bairro Kephas, local em que escolheram para criar os 4 filhos, 1 menina e 3 meninos. Os pais trabalham como recicladores. Para Eva a escola é importante na vida dos filhos. "Meu desejo é ver meus filhos bem na escola, sem envolvimento com drogas" complementa Eva.                                                                                                                                                                                                                                                         




Visita Sócio-Antropológica



Às 7h e 30min, os professores e as professoras da Escola Eugênio Nelson Ritzel chegaram à escola. Em torno de 30 minutos aguardamos na escola à espera das crianças que nos acompanhariam até as residências das famílias. Neste inicio da manhã um radiante sol, ao retornarmos à escola o tempo prenunciava uma mudança, a chegada da chuva, que  alcançou-me ainda na parada de ônibus. Nesta manhã visitei a casa do Thales, do Adão e do Bryan. Em todos os locais fui bem recebida, pelas famílias. (Risos)Fora o medo dos cachorros e dos gatos.  Na casa do Thales, a conversa também esteve voltada, pela atenção aos filhotes de cachorro.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Espaço de cuidado, que faz parte da identidade da comunidade


 Composteira

 Casa do Desafio Nova Vida 


Neste sábado, dia 26 de março as escolas da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo realizaram o segundo encontro da visita Sócio-Antropológica, do ano de 2011. No primeiro encontro perguntei as famílias, o que indicariam como espaço de contribuição para a cidadania da comunidade. Citaram CRAS, Comida Urgente, as Igrejas, o Comércio, por garantir emprego a muitos moradores e o Desafio "Nova Vida". As falas das famílias impulsionaram-me a incluir nesta visita o Desafio Nova Vida. Neste sentido, fiz a visita, considerando também que seu líder, conhecido por "Índio"  é pai de um dos alunos da turma, o menino Estevão. Fui recebida no local pelo coordenador Maicon, que mostrou-me o trabalho que desenvolvem. Atualmente há 19 pessoas recuperando-se, na casa. Várias pessoas da comunidade contribuem com doações, para a manutenção da casa.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Bandeiras e hinos: representações de um lugar, de histórias, de gente, ...




O que é um hino e uma bandeira? Com este questionamento iniciei a reflexão sobre os símbolos de uma cidade, de um Estado, de um país e de uma escola.  A aluna Dieniffer respondeu " a bandeira e o hino são representações da cidade, do Estado, do país e da escola". As bandeiras e os hinos de Novo Hamburgo, do Brasil, do estado do Rio Grande do Sul e da Escola foram mostradas e divulgadas na aula. As da África do Sul e de Porto Alegre foram  imprimidas e também divulgadas. Por que a escolha? A de Novo Hamburgo, porque no dia 5 de abril é o aniversário da cidade. A de Porto Alegre, porque no dia 26 de março é o aniversário da capital dos gaúchos. A da Escola, porque estamos preparando a festa da escola, que acontecerá no dia 8 de abril. A do Brasil, porque é o nosso pais. E, a da África do Sul, porque remete a Nelson Mandela ( um parêntese: a turma está apaixonada por Nelson Mandela). Começamos este estudo, que terá outros desdobramentos, com o objetivo de dar significado a algumas orientações dadas, sobre a retirada do boné na hora do hino, que muitas vezes não é bem-vindo, por parte dos adolescentes. Neste primeiro encontro lancei alguns questionamentos sobre a letra dos hinos, o que elas nos transmitem, o que representam? Chamou a atenção da turma, de que o hino da África do Sul seja feito nas cinco línguas oficiais do país.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Aniversário da escola

Este painel foi construído, partindo da seguinte proposta: sugeri que  trouxessem fotos de familiares que haviam estudado na escola. Neste sentido, as famílias também são envolvidas nas comemorações alusivas ao aniversário da escola. O trabalho também teve como objetivo refletir sobre os personagens que constituem a história da escola.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

segunda-feira, 21 de março de 2011

NH na Escola como base de discussão da Diversidade




Aproveitei alguns exemplares do "NH na Escola", nº 6 de novembro de 2010 e ofertei a cada estudante. O tema desta edição "Educar para a Diversidade" vem ao encontro   do dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial". 
Fotos: Maria Ester do Nascimento

Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial






No dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial iniciamos nossa aula abordando um texto explicativo sobre o motivo da data. Após a exposição assistimos o filme "Invictus", sobre Nelson Mandela. A turma acompanhou com muito interesse o filme. Amanhã, dia 22 de março terminaremos de assistir o filme e posteriormente faremos uma discussão sobre ele.  A escolha do filme foi feita, baseada no interesse demonstrado pela turma, sobre Nelson Mandela. Tal fato, foi motivado pelo quadro pintado pela artista plástica Raquel da Silva, com a inscrição de uma frase sua. Considerando sua trajetória de luta, entendi ser importante oportunizar este momento de discussão, numa data que reporta-se, à luta para eliminar o preconceito racial. 
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

domingo, 20 de março de 2011

Recreio num dia de chuva

 Estevão, Amanda e Jonatas 

 Juliana, Tainá e Cristielen
Adão, Talhes e Neri 


 Professora Maria Ester e Dieniffer
 Diego e Jonatas
Amanda e Cristian
No dia 18 de março o recreio foi na sala, por causa da chuva. A turma organizou-se espontaneamente com as brincadeiras. Jogos, desenhos, leituras foram algumas das iniciativas promovidas, pela turma.
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento