Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pedagogia Griô

 Denise, Ju e Maria Ester

 Griô Paraquedas e Mestre Chico


Na terça-feira, dia 22 de maio, ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul a formação "Pedagogia Griô". Ela vem ao encontro da Lei 10.639/03, que trata sobre a história da cultura afro-brasileira e história da África. Professores e professoras da Rede Municipal de Ensino de várias cidades do Estado participaram. Novo Hamburgo foi representada pelos Assessores da Secretaria Municipal de Educação e Desporto Márcio e Evandro e pela Assessora Leira Salete. Também participou a professora Maria Ester, da Escola Eugênio Nelson Ritzel.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Leitura e Escrita: Artista Plástico Carlos Alberto de Oliveira


Filho de operário em curtume, Carlos Alberto de Oliveira nasceu em Novo Hamburgo, onde cursou o primário. Gosta de desenhar desde menino, obteve uma bolsa para estudar arte e fez curso de cortador de calçado, no Senai. Ganhou vários prêmios em salões de artes e ao mesmo tempo trabalhava como carteiro em Novo Hamburgo. Expôs na Galeria Cavalo Azul, em Novo Hamburgo, e em Porto Alegre. Passou a desenvolver temas com preocupação social em sua cultura a partir de 1978. Em 1983 realizou no Museu de Arte do Rio Grande do Sul grande exposição sobre discriminação do negro: 25 trabalhos, entre pintura e desenho. Inicia-se na pintura com inconfundível linguagem pessoal, elaborando formas humanas unidas sobre a superfície da tela no limite da abstração. Ao lado de José Antônio da Silva, foi o único pintor brasileiro de fonte popular a ser incluído na exposição Art in Latin América 1820-1980, com a curadoria de Dawn Ades e colaboração de Guy Brett, Loomis Catlin e Rosemery O`Neill, exibida em vários países da Europa na década de 90. Foi o primeiro de destaque da edição de 2003 da Bienal Naífs do Brasil, organizado pelo Sesc - Piracicaba, com as obras "Carnaval a cavalo" e "Centro da Cidade".
(Texto, de Lélia Coelho Frota - Extraído do livro "Caminhos do Imaginário Popular".)
Foto: Maria Ester do Martins do Nascimento


Projeto Leitura e Escrita: Escritor Júlio Emílio Braz


Júlio Emílio Braz nasceu em abril de 1959. É mineiro da cidadezinha de Manhumirim, mas aos cinco anos veio para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. É autodidata. Lê desde os seis anos e  aprendeu sozinho, com revistas de terror da Editora Vecchi, do Rio de Janeiro. Começou sua carreira de escritor por acaso: acabara de perder seu emprego e um amigo, que trabalhava numa editora, insistiu para que ele procurasse o editor da revista e oferecesse seus trabalhos. Acabou dando certo e até hoje tem histórias em quadrinhos publicadas em várias editoras no Brasil e em outras tantas em Portugal, Bélgica, França, Holanda, Cuba e EUA. Mais tarde, começou a escrever livro de bolso de bangue-bangue sob 39 pseudônimos diferentes. Em 1986, ganhou o Prêmio Angelo Agostini de Melhor Roteirista de Quadrinhos e, em 1988, publicou seu primeiro infanto-juvenil, Saguairu, pela Atual Editora, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Autor Revelação no ano seguinte. Tem mais de 100 livros publicados em 14 editoras diferentes. Escreveu roteiros para o humorístico Os Trapalhões da TV Globo e algumas mini-novelas para a televisão do Paraguai. Ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do seu livro Crianças na Escuridão (Kinder im Dunkeln); e pelo mesmo livro, o “Blue Cobra Award”, do Swiss Institute for Children’s Book. Para ele, escrever é, antes e acima de tudo, um imenso prazer. Acredita piamente no poder transformador da leitura. Ele mesmo pode se considerar o maior exemplo disso: foram os livros que leu na infância e na adolescência que construíram o escritor que é até hoje. Durante muitos anos, eles e apenas eles lhe deram esperanças de que poderia ser mais do que era e de que a realização de seus sonhos era apenas uma questão de inteligência, de paciência e de persistência. 
Texto e foto: INTERNET 

Projeto Leitura e Escrita: História "Pretinha, Eu?", de Júlio Emílio Braz







Na quarta-feira e sexta-feira, dias 23 e 25 de maio respectivamente realizei a contação da história "Pretinha, Eu?", de Júlio Emílio Braz. Neste ano, em duas oportunidades realizei esta prática e fui bem sucedida na atividade. A turma tem se mostrado receptiva, acompanham com interesse e atenção as histórias narradas. Também distribui três livros, para serem lidos, num período de 1 semana. A leitura fará parte de nossa proposta, considerando o objetivo do projeto "Leitura e Escrita". O revezamento da leitura terá como culminância um seminário abordando os temas expostos nas histórias narradas. Após a narrativa da história "Pretinha, Eu?", realizamos uma reflexão oral da história e posteriormente responderam alguns questionamentos relacionados a esta. Considerando, que o estudante Allisson Samuel mencionou a questão do preconceito abordado na história propus que pesquisassem o significado de:
Preconceito, Discriminação e Racismo.
Texto: Maria Ester
Fotos: Ana Maria

Projeto Leitura e Escrita: Artista Plástico Keith Haring


Olá! Obrigada, por prestigiar o nosso blog. Neste espaço apresentamos as diferentes experiências vivenciadas em sala de aula. Esta turma é muito querida e gostam muito de olhar o blog, postar as atividades e receber mensagens dos internautas. Se possível deixem-nos suas impressões sobre nosso trabalho. Aguardamos sua manifestação. Ah, nem sempre conseguimos postar as atividades nos dias em que a realizamos. Na oportunidade estamos desenvolvendo o Projeto Leitura e Escrita. Hoje tivemos uma atividade muito legal, com a coordenação da professora Andrea Pavani e estudantes do PIBID. A turma desenvolveu um trabalho artístico baseado no trabalho do artista plástico Keith Haring. O seu trabalho vem ao encontro do trabalho do artista plástico Carlos Alberto Oliveira, que estamos estudando. Fraterno abraço, Maria Ester.

4º ano C com muito estilo



Fotos: Catherine e Maria Ester

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa Mais Educação


Estudante Taylon participando do Programa Mais Educação, no contra-turno da escola, no dia 23 de maio.
Fotos: Maria Ester do Nascimento

domingo, 27 de maio de 2012

Gaiteiro Ademir do Atelier Livre

Memória, patrimônio e história da cultura na escola








"Memória, patrimônio e história da cultura na escola" foi o tema da palestra, do dia 22 de maio, no Auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Ela faz parte da Formação Continuada em: Memória, História e Folclore na Escola, da Secretaria de Educação e Desporto de Novo Hamburgo. A formação é coordenada pelo Professor Me. José Edimar de Souza e da Professora Especialista Marilane Mendes. A abertura  do encontro foi feita pelo Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal. Também tivemos a participação do músico Ademir, da Escola Atelier Livre, de Novo Hamburgo. Como motivação inicial a Professora Me. Mônica, da Universidade Aberta do Brasil, Pólo Novo Hamburgo fez uma exposição sobre objetos e a memória. Para melhor explanar sua exposição apresentou uma caixa de objetos relacionados com a infância. Cada participante pegou um objeto e depois todos falaram sobre ele. Eu peguei um caderno, por estar associado ao cuidado e a importância que minha mãe e meu pai nos transmitiram sobre a educação. Relatei que a mãe era quem nos levava à escola, penteava os nossos cabelos e preparava merenda e a roupa que íamos e também participava das reuniões. Ao pai cabia  a tarefa  de olhar os cadernos. E, por falar em caderno todo o inicio do ano eram cuidadosamente encapados, com os papéis que eram provenientes dos presentes ganhos. O pai abria os presentes e os seus embrulhos eram guardados, para os nossos cadernos. A educação sempre foi valorizada, na minha família. "Estudem, para serem alguém na vida", era a fala do meu pai e da minha mãe. Este momento nos proporcionou o reencontro com a nossa história. Neste sentido observamos risos, lágrimas e partilha de situações vividas. 
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento

Música na escola

 Crianças apreciam as músicas cantadas



 Jaiane, Juliana e Melissa
 Meninas do 4º ano C
 É o amor!!
 Melissa e Juliana
 O ritmo das canções embalam as crianças
Professora Margarida e sua turma
Na terça-feira, dia 22 de maio, os estudantes da Escola Eugênio Nelson Ritzel tiveram um momento cultural. Na oportunidade o cantor, irmão da professora Eliane Vanti cantou várias canções da MPB. Num tempo em que o repertório das músicas pendem, para temas, que não combinam com educação é importante que a escola promova espaço, para que as crianças conheçam "Aquarela do Brasil". As professoras Margarida e Eliane Vanti também participaram de algumas músicas.
Texto: Maria Ester
Fotos: Maria Ester e Ana Maria

Exposição oral aliada à aprendizagem


Caroline, Larissa e Melissa relatam  à turma a experiência da entrega do documento produzido, em sala de aula. No sábado, dia 19 de maio, participaram do Prefeitura Presente. Na ocasião entregaram as reivindicações da turma, para o Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal e o Prefeito Municipal de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann.
Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudantes do 4º ano C entregam carta de solicitação no Prefeitura Presente

 Melissa, Prefeito Municipal de NH Tarcísio Zimmermann, Caroline e Larissa
 Diretora de Educação Rosângela Thiesene, Larissa e Caroline

 Larissa, Caroline e Melissa entregando documento ao Secretário Beto Carabajal
 Presidente da APEMEM João, Caroline, Melissa, Secretário Beto Carabajal e Diretora Administrativa Dirlene
Estudantes do 4º ano C entregaram uma carta de solicitações ao Prefeito Municipal Tarcísio Zimmermann e ao Secretário de Educação e Desporto Beto Carabajal, no Prefeitura Presente, que aconteceu no sábado, dia 19 de maio na Escola Eugênio Nelson Ritzel. Brinquedos para a sala e pátio, ar-condicionado e/ou ventiladores para as salas, refeitório e transporte para as saídas de estudo foram algumas das reivindicações da turma. No encontro o Prefeito Tarcísio Zimmermann anunciou que será realizado um refeitório provisório até ser construída as novas salas e posteriormente será construído nos prédios que serão derrubados. Na oportunidade aconteceram várias atividades culturais, sociais e prestação de serviços à comunidade.
Texto e fotos: Maria Ester do Nascimento