Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brazil
Nós somos o 4º ano C, da Escola Eugênio Nelson Ritzel, Bairro Kephas, em Novo Hamburgo. Nossa professora chama-se Maria Ester. Nós somos uma turma esperta, inteligente, unida, amiga, leal, bonita, confiante. Nós estamos nos conhecendo.

Socializar experiências da sala de aula

O blog é uma excelente ferramenta, para dialogarmos com pessoas de diferentes lugares do mundo. Através deste, partilho as vivências de sala de aula. Este lugar é único. Como professora, cotidianamente enfrento novos desafios. São muitas experiências que entendo ser importante comungar com outras pessoas. Neste sentido, relato o dia a dia do 4º ano C, minha turma querida. Há dificuldades também, mas elas são pequenas diante das alegrias, das construções coletivas, das iniciativas da turma, das produções. Obrigada, por prestigiar-nos com sua visita. Fraterno abraço, professora Maria Ester Martins do Nascimento.

terça-feira, 28 de junho de 2011


O 4º ano C representado no encerramento da 13ª Festa dos Povos, pela aluna Carolaine Dalsoto. Nesta foto ela está acompanhada do Secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo Beto Carabajal e de uma amiga.
Foto: Maria Ester do Nasciemnto 

Parceria na Educação

A noite fria, do dia 26 de junho, registrou o encerramento das atividades da 13ª Festa dos Povos, promovida pela Igreja Batista Cristo é Vida. Neste encontro o ex-chefe de gabinete de Nelson Mandela, Pastor Dr. Frank Chikane discorreu sobre a importância da busca dos interesses comuns. "Não há nação que possa ter paz, protegendo apenas os seus interesses, sem proteger o interesse dos outros", complementou Chikane. Para ele, a busca da paz envolve deslocamento, sair do lugar do conforto, para o encontro do objetivo que se busca. Nesta oportunidade, o Secretário de Educação e Desporto de Novo Hamburgo Adelmar Alberto Carabajal reuniu-se com as lideranças da Igreja Batista Cristo é Vida e a comitiva da África do Sul. O encontro de Carabajal e Chikane versou sobre temas eclesiásticos, político e da educação. Carabajal relatou a Chikane o trabalho desenvolvido, pela Secretaria de Educação do município, referente a uma proposta de paz. "Neste sentido, temos indo ao encontro das famílias e da  comunidade, visando à construção de  uma escola participativa, acolhedora e cidadã", expressou Carabajal. Chikane contou a Carabajal que a Igreja na África do Sul está com o trabalho direcionado ao espiritual, à educação e o comunitário. Para atingir esta proposta, desenvolvem missões em Angola e Moçambique e, estão com conexão entre Brasil-África. Chikane relatou que há uma crise na educação em Angola, por causa da guerra, por isso as crianças estão sem acesso à escola. "A Igreja tem procurado alterar esta situação, é um processo de reconstrução", disse Chikane. Nesta perspectiva, sugeriu que houvesse um intercâmbio internacional entre a prefeitura de Novo Hamburgo e o governo da África do Sul. "Os professores daqui poderiam realizar treinamento, para os nossos professores", disse Chikane. O encontro entre Carabajal e Chikane  promete outros contatos, com o propósito de aproximar à educação de Novo Hamburgo, com a educação dos países africanos. Este contato vem ao encontro, da aplicação da Lei 10.639/03, que versa sobre o estudo da cultura afro-brasileira. 
 Secretário Beto Carabajal, Reverendo Dr. Chikane e Vereadora Rosane, de Estância  Velha


 Secretário Beto Carabajal, Lideranças da Igreja Batista Cristo é Vida e Comitiva da África do Sul


Texto e fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hora do Lanche

Exposição da faixa de Mandela no pátio da prefeitura. O registro foi feito, junto a esta frondosa árvore, que aprecio muito. "Mandela foi aprisionado durante 27 anos, mas suas ideias permaneceram livres".
Que delícia!
Nós saimos da nossa escola, em torno das 13h e 30min, chegamos na prefeitura e nós encaminhamos, para o 10º, andar. Como fui sozinha, contei com a colaboração de "algumas" pessoas. Na recepção conversei com o guarda municipal e solicitei que ficasse com o restante do grupo, enquanto levava um grupo (alguns era a primeira vez que andavam de elevador. Era um misto de satisfação e medo). Acomodei o grupo no auditório e retornei, para buscar o restante. Neste retorno encontrei a funcionária Cris, que também estava indo participar da palestra. Dividimos os grupos nos elevadores e fomos com a meninada. O evento  transcorreu das 14h às 16h e 20min direto. Como mencionei numa das postagens anteriores, em torno das 14h e 30min, a turma começou a desacomodar-se era o relógio biológico anunciando que era "hora do banheiro". Dividi-os novamente em grupos, levei uns e depois os demais. Volta a calmaria, para dar continuidade a palestra, que contou com o registro nas cadernetas e cadernos. Ficaram felizes em encontrar o fotógrafo Sandro Lopes e a artista plástica Raquel da Silva. No final do evento eram fotos e mais fotos,(risos), muitos flash. Elas (os meninos ficaram no registro escrito "apenas") também se revezaram registrando as imagens que lhes era significativa. Na descida do 10º andar contei com  o auxílio do educador social Will. Por sugestão do Thales realizamos o nosso lanche no gramado da Prefeitura Municipal. O lanche coletivo foi um delicioso sanduíche, (preparado por mim e por uma colega da cozinha)  acompanhado por refrigerante. Algumas crianças levaram merenda de casa e socializaram também com os colegas. Estava muito bom! No trajeto, para a escola muitos comentários referentes aos espaços que passávamos em Hamburgo Velho. Estes momentos são muito significativos, para todos e todas nós. A correria vale a pena! Na próxima semana estaremos conversando sobre a experiência. Aguardem! A todos e todas um excelente fim-de-semana, com a proteção divina. Beijos no coração, professora Maria Ester Martins do Nascimento. 
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento e Dieniffer

Momentos da palestra de Frank Chikane sobre a África do Sul





Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento e Dieniffer 

Uma aula diferente!


 Coordenador da Coordenadoria de Igualdade Racial Eduardo Gomes da Silva, Reverendo Dr. Frank Chikane e o intérprete Don Corrêa
 Turma do 4º ano C fazem anotações da fala de Chikane


 Plateia participante

Cadernos, cadernetas, câmera digital, lápis e borracha na mão! Desta forma os alunos e as alunas do 4º ano C participaram no auditório do 10º andar do Centro Administrativo leopoldo Petry da palestra proferida, por Frank Chikane. Ele foi chefe de gabinete do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. O encontro foi promovido, pela Coordenadoria de Igualdade Racial do Município de Novo Hamburgo e reuniu um grupo expressivo de pessoas. O auditório ficou lotado. O espaço foi embelezado pelos trabalhos da artista plástica de Novo Hamburgo Raquel da Silva. Uma imagem de Mandela compunha o cenário. Participaram do encontro, o Prefeito Municipal de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, Secretários do Município, Direção de escolas, professores e professoras, representantes do Movimento Negro, comitiva da África do Sul e representantes da Igreja Batista Cristo é Vida. A fala do Reverendo Dr. Frank Chikane  foi traduzida, por Don Corrêa. 
"Fique forte Mandela", com esta expressão Chikane fez referência ao compromisso, para com Mandela, em alusão aos 27 anos em que o líder sul-africano esteve preso. "Era nossa responsabilidade, junto à comunidade internacional que ele fosse solto. Ele é uma inspiração para nós", complementou Chikane. Para Chikane o racismo é um fenômeno internacional. É um processo particular e histórico. Na África do Sul o racismo foi aperfeiçoado, institucionalizado e legalizado. Neste sentido a luta de Mandela tem relevância não apenas para o povo sul-africano, mas para o mundo. "Com a soltura de Mandela em 1990, foram vencidas três batalhas: o racismo não é natural, os negros são seres humanos iguais e que Deus não fazia diferenciação entre as raças", referiu Chikane.
O olhar atento das crianças e dos adolescentes do 4º ano C aludia a importância do encontro. Esta turma tem "paixão", por Mandela. Este afeto está relacionado a um quadro que a artista plástica pintou, para a nossa sala. Nele há uma imagem de Mandela  e a sua frase: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, pela sua origem ou por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E, se elas são capazes de aprender a odiar, elas são capazes de aprender a amar". Desde então, tudo o que se refere a Mandela é acolhido, pela turma. Já olhamos o filme "Invictus", discutimos alguns textos de sua autoria, enfim Mandela é o "cara", para o 4º ano C. Neste sentido, quando soube que o seu chefe de gabinete participaria da 13ª festa dos Povos, promovida pela Igreja Batista Cristo é Vida tentei trazê-lo em nossa sala. Como sua agenda estava cheia,  a pastora Eliane sugeriu que participássemos do encontro promovido, na prefeitura. A informação foi recebida, em torno das 22 horas desta terça-feira, dia 21 de junho. Na quarta-feira, dia do encontro, pela manhã foi uma maratona, para conseguir o ônibus, contatos com as famílias, liberação da escola. Enfim, .... deu tudo certo e a turma pode participar do evento. 
O encontro aconteceu das 14h às 16 horas. (Risos) Pelas 14h e 30min o relógio biológico da turma indicava que era hora do banheiro. Deu uma certa movimentação, junto à plateia,. Enfim, faz parte,.... No mais a meninada aproveitou muito o encontro, fizeram muitas anotações e várias perguntas a Chikane. Voltaram, para a escola "empolgadíssimos". Foi uma ótima experiência.
Texto: Maria Ester do Nascimento
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento e Jailana

Projeto Bullying: Brincadeira não tem graça, quando o "brinquedo" é o outro

O 4º ano C está desenvolvendo o projeto Bullying. Neste sentido estamos realizando várias atividades. São histórias, texto do Jornal NH, imagens, textos e músicas que tem como finalidade sensibilizar sobre a temática. Na teça-feira, dia 21 de junho contei-lhes a história "Pinote, o fracote e Janjão, o fortão de Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares. Após a contação da história, realizamos uma reflexão oral e posteriormente desafiei-os, para  a construção coletiva de um texto relacionado à história. A discussão foi riquíssima e o texto   construído ficou belíssimo. Estes momentos são significativos, para instigá-los à reflexão, fortalecer à auto-estima e desenvolver o gosto pela escrita. É interessante ressaltar que todos os passos do texto são realizados em conjunto. Para o título surgiram várias sugestões. Todas foram expostas no quadro e posteriormente votadas. Depois do texto pronto todos e todas nós literalmente "babamos" (risos), pelo resultado. Apreciem nossa construção e, se possível deixem-nos uma mensagem. Eis o texto:
As Inteligências
O pensamento é mais forte do que a força. Porque a gente tem a capacidade de refletir sobre o que vamos fazer e nas consequências.
Nós temos que ter forças, para pensar e não agir com o bullying. Pois, o bullying gera violência. Muitas crianças sofrem violência, pelos seus pais, pelos seus irmãos, pelos seus padrastos, pelas suas madrastas, pelos seus professores, pelas suas babás, pelos seus amigos, pelos seus colegas, por pessoas conhecidas e desconhecidas.
Se, todos se ajudarem vai acabar o bullying. Se, ..., porque está todo mundo se matando. Há pessoas que praticam bullying, que também sofrem bullying.
O bullying pode não acabar para todo mundo, mas pode acabar para nós. Vamos nós fazer a nossa parte. Vamos com fé acabar com o bullying!
(Texto coletivo do 4º ano C)
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento e 4º ano C
Imagem: capa do livro

sábado, 18 de junho de 2011

Filme "Viva à Rainha"




No Projeto Educação Física desta quinta-feira, a professora Andreia não coordenou os trabalhos, pois estava participando de um torneio de xadrez. Ela deixou-nos um filme sobre xadrez, para ser visto pela turma. No próximo encontro estará   discutindo sobre o filme.
Fotos: Jailana e Maria Ester do Nascimento

Teatro na Escola



A professora Rosane Kauer, do Programa Mais Educação, está preparando uma peça teatral, para festa junina. Algumas meninas e meninos da turma do 4º ano C estão participando da preparação da peça.
Fotos: Thales

Bullying na escola: desafios na contemporaneidade


4º ano C, turma linda, que diariamente me impulsiona a acreditar numa escola possível
O Projeto "Bullying: Brincadeira não tem graça quando o brinquedo é o outro" tem como proposta discutir o dia a dia da escola. Em nossa 1ª avaliação trimestral as crianças e os adolescentes também tiveram como desafio realizar a sua auto-avaliação. Esta proposta da equipe pedagógica da escola contribuiu, para um outro movimento importante, uma reflexão por parte das crianças e dos adolescentes sobre suas ações. Fiquei impactada, ao ler as respostas. Nelas constatei, que os meninos e as meninas apresentam amadurecimento, ao reconhecer algumas atitudes, as quais estamos trabalhando no sentido de eliminá-las do nosso convívio. Neste sentido, avalio como positiva a nossa proposta de trabalho. Pois, constato nas respostas uma sensibilização diante de situações do dia a dia. O projeto é um desafio, para todos e todas nós. Na relação com o outro há momentos de tensão, na minha turma não é diferente. Há momentos de conflitos, faz parte deste processo de construção coletiva. Mas estamos avançando. Temos muitas conquistas neste período, no que diz respeito à aprendizagem, bem como as relações. Como educadora, sinto-me fortalecida para acreditar que é possível. No cotidiano escolar, há um quadro "às vezes assustador". Refuto a ideia de que não tem jeito. Quero continuar acreditando que é possível "sim" fazer diferente, que é possível fazer da "escola", um lugar de encantamento, de solidariedade, de descobertas, de respeito as diferenças. Confesso, que tem dias que não é nada fácil. Enfim, um pequeno desabafo ... Como dizia minha mãe "sonha". Que o bom Deus ajude-me a concretizar os sonhos, que tenho sonhado, em relação à educação!
Como expressou Paulo Freire:
"Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste".
Texto: Maria Ester Martins do Nascimento
Foto: Fotógrafo Diego da Rosa

Carta da terra para crianças:

Diga sim à paz e não à guerra:
- Procure viver em harmonia com todo mundo;
- ajude as pessoas que estão a sua volta e ofereça a elas a sua amizade; 
- colabore para que mais pessoas apreciem as coisas boas e bonitas do nosso planeta;
- cuide e ame as outras pessoas, animais e plantas: em casa, na escola e na sua comunidade ou cidade.
É preciso empenhar-se para que o Homem não faça guerras novamente, nem produza mais armas. Devemos nos esforçar para que haja paz em todo o mundo.
É preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Palestra sobre Meio Ambiente





Na terça-feira, dia 14 de junho tivemos uma palestra com a Assessora de Biociências da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Novo Hamburgo Adriana Roveda. (Estou atrasada para o trabalho, à noite postarei mais informações sobre este encontro) A todos e todas que visitarem nossa página neste dia, desejo um dia de êxito, com a proteção de Deus. Beijos no coração, Maria Ester.
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Recreio









Imagens do recreio, no dia 14 de junho. Neste dia foi entregue à turma bola para vôlei e bola para futebol. Este material foi entregue, pela direção da escola. 
Fotos: Maria Ester Martins do Nascimento

Saída da escola




As imagens registram a saída escola, no dia 13 de junho.
Fotos: Maria Ester do Nascimento